Oração pelos enfermos: Mensagem para Julho – Dom Adenis de Oliveira

A cada mês, o Papa Francisco compartilha as intenções de orações entre os fiéis da Igreja Católica. Neste vídeo, o Bispo auxiliar de Curitiba, Dom Adenis Roberto de Oliveira, nos traz uma oração dedicada ao cuidado pastoral dos enfermos.

Em julho, o Pontífice nos convida a refletir sobre a importância do sacramento e também nos faz um alerta: “A Unção dos Enfermos não é um sacramento apenas para aqueles que estão prestes a morrer. Não. É importante deixar isso claro. Quando o sacerdote se aproxima de uma pessoa para lhe dar a Unção dos Enfermos, não está necessariamente ajudando-a despedir-se da vida. Pensar assim é desistir de toda a esperança. É dar por adquirido que depois do padre, vem o coveiro.” 

Queridos irmãos e irmãs, nesse mês de julho, o Santo Padre nos pede para rezarmos pela Pastoral dos Enfermos, por aquelas pessoas que se dedicam ao cuidado dos enfermos, não somente aqueles que trabalham com a saúde, mas as pessoas mesmos mesmas, que são chamadas a visitar os doentes.

Também há os sacerdotes que levam a unção dos enfermos para que todos aqueles que recebem esse sacramento possam sentir a proximidade do Senhor, juntamente com as pessoas que estão juntos.

Aos enfermos, familiares, a pessoa que está ali cuidando de alguém doente, para que possa sentir também o reflexo dessa força que vem deste sacramento, e que esse sacramento possa ser visto e sentido também por todos, como um sinal visível da compaixão e da esperança. Compaixão do Senhor por nós, por aqueles que sofrem.

É a esperança que em nós a esperança da salvação recebida através dos sacramentos, através dessa presença de Deus que chega até nós por esse canal de graça que são os Sacramentos, pedindo por todos os doentes, por todos os enfermos, aqueles que se dedicam à Pastoral dos Enfermos.

Peçamos a Deus que os abençoe e abençoe a todos vocês, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

__

Dom Adenis Roberto de Oliveira
Bispo Auxiliar de Curitiba

No mês passado, a intenção de oração do Papa Francisco foi para os migrantes. Em mensagem, o Papa Francisco recordou o “drama que vivem as pessoas forçadas a abandonar sua terra, fugindo de guerras ou da pobreza”. Clique aqui para ler a mensagem completa para o mês de junho.