Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro e São Paulo.
Nessa data também celebramos o Dia do Papa, e para essa ocasião, o Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, nos convida a rezar pelo Papa Francisco.
Confira a mensagem do Arcebispo para o Dia do Papa
Neste domingo, dia 02 de julho, estamos a celebrar aqui no Brasil a festa litúrgica da solenidade de São Pedro e São Paulo. Também ao longo da história se consolidou como o dia do Papa.
Observe aí na sua casa, na sua família. Um grupo pequeno, e quantas diferenças de ideias, de opiniões, de responsabilidades, de decisões. E num grupo pequeno. Num grupo maior, a complexidade aumenta.
Imaginemos o Papa Francisco precisando ser fiel a Jesus Cristo e ao evangelho, e ao mesmo tempo precisando tomar decisões difíceis em um momento e uma fase da história tão rica de pluralidades, mas também de contrastes e de conflitos.
Qualquer gesto, qualquer olhar, qualquer sorriso ou falta de sorriso se torna motivo de alguma manchete. Não precisaria o Papa Francisco da nossa oração? Acaso seria fidelidade ao próprio senhor, ignorar aquele que por ele foi constituído para pastorear a igreja toda?
Não estou pedindo que concorde, que discorde, mas que reze. Francisco precisa da solidariedade orante de todos os católicos. É uma maneira de viver a comunhão. Por causa de Jesus Cristo a comunhão Eclesial – não é por causa das simpatias ou não do Papa – é por causa de Jesus Cristo.
O tema da cruz, imagine você, foi simpática aos discípulos? Não, né? Mas Jesus pediu deles essa fidelidade. E o próprio Senhor, em um certo momento, disse a Pedro: eu orei por ti.
Então, hoje, nós façamos isso como o senhor: oremos por quem, hoje, ocupa na igreja a missão que primordialmente fora confiada a Pedro. Rezemos por nosso querido Papa Francisco.