Confira a mensagem de Dom Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, para agosto, o mês Vocacional.
Você está vendo aqui ao meu lado o ícone para o ano vocacional aqui na nossa Arquidiocese. O tema da vocação não é um detalhe ou um ornamento. Eu gostaria aqui de lhe chamar a atenção meu irmão, minha irmã, para o evangelista Marcos:
Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Vinde após mim eu vos farei pescadores de homens.” São Marcos, 1:17-17
É a primeira vez que os Evangelhos nos mostram Jesus a pronunciar alguma palavra. Primeira palavra no ministério de Jesus tem um forte teor vocacional. É isso que eu gostaria de lhe propor. Tomar consciência de que o Senhor está a nos chamar, seja para o ministério presbiteral, seja para a vida religiosa, seja para a vida matrimonial. Não se trata de meras escolhas entre várias alternativas. Isso não é vocação! Isto seria uma opção menos radicada em experiências de fé.
Mas se eu quero dar uma resposta ao Senhor, tenho sim que deixar o Senhor me olhar, pronunciar-me Sua Palavra e dar lhe uma resposta. Que tudo seja uma resposta à Palavra do Senhor. Pense nisso no ano vocacional. Você, com a sua gente, aí na sua paróquia. Pense nisso!
–
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba