O Serviço de Acompanhamento Canônico Pastoral de Pessoas Separadas e Divorciadas é uma exigência da Igreja para todas as dioceses. Por meio desta ação, o serviço judiciário realizado na Igreja pelos Tribunais Eclesiásticos ganha uma dimensão pastoral que antecede o processo judicial canônico.
Neste sentido, a Comissão Família e Vida, por meio da coordenação geral do Serviço de Acompanhamento Canônico Pastoral de Pessoas Separadas e Divorciadas, promove formação para novos agentes. Poderão participar agentes da Pastoral Familiar, membros de movimentos, serviços, organismos e institutos ligados à família, agentes indicados pelos párocos e demais interessados.
O objetivo desta formação é preparar agentes para ajudar a resgatar relacionamentos dos que estão prestes a se divorciar ou já estão divorciados. Mas, se não houver reconciliação entre os cônjuges, objetiva prepará-los psicológica, moral e espiritualmente para o encaminhamento do feito ao tribunal eclesiástico competente.
Por meio de um trabalho específico, o agente auxiliará as pessoas na elaboração do pedido de nulidade, no recolhimento dos documentos e no encaminhamento para o tribunal, facilitando assim o acesso destas pessoas à justiça da Igreja e humanizando todo este procedimento. Tendo em vista que em certos casos de situações matrimoniais conflituosos não há causa para nulidade poderá orientar que se evite a judicialização.
Formação para novos agentes do Serviço Canônico Pastoral de Pessoas Separadas ou Divorciadas
Datas: 12/03 | 26/03 | 09/04 | 23/04 | 14/05 | 28/05 | 13/06 11/06
atenção, último encontro será no dia 11/06, às 20h no Santuário Perpétuo Socorro
Mais informações: (41) 2105-6309 (com Vanessa – Agente Pastoral)
Evento gratuito!