Por que agosto é o mês vocacional?

O mês vocacional foi criado em 1981 por iniciativa da CNBB durante a 19ª Assembleia Geral dos Bispos. O objetivo ao criar este mês era conscientizar toda a Igreja, as comunidades e os cristãos leigos sobre a importância de se trabalhar pelas vocações. Isso significa trabalhar por todas elas: vocação à vida sacerdotal, à vida familiar e à vida consagrada – assim como a vocação dos leigos e leigas. Por isso, então, criou-se este mês. No entanto, o trabalho com as vocações deve ser realizado também em outros momentos ao longo de todo o ano, para que a questão vocacional não fique restrita apenas ao mês de agosto.

Como se envolver no mês vocacional?

Cada cristão pode se envolver nesta temática de muitas formas. Eu destacaria três – e aqui eu utilizo aquilo que está sendo feito por meio da Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação. São três verbos bem básicos.

O primeiro deles: é importante rezar pelas vocações. A oração é o combustível da vocação e da missão. Quando nós rezamos, é Deus que age e nos transforma. Cada um deve rezar aquilo que lhe convém, mas tem sido pedido que se reze dez ave-marias pelas vocações antes das reuniões, das missas, e de todos os momentos em que houver reunião de pessoas.

O segundo verbo é falar. É importante que nós falemos das vocações e, principalmente, que falemos bem. Não é possível ficarmos quietos, sem expressão, calados. Falar é importante, porque, assim, criamos a cultura vocacional nos jovens.

Por fim, convidar. Convidar os jovens a conhecer os seminários, as congregações, a conhecer melhor a vida matrimonial, a importância da missão, a conhecer a Jesus Cristo. Quando nós convidamos, o jovem responde com alegria e entusiasmo.

Qual o papel do SAV?

O SAV da Arquidiocese de Curitiba está inserido na Comissão 8, junto com todos os organismos vocacionais de nossa Igreja. Essa comissão tem a missão de animar todas as vocações. Mas claro que isso também depende do envolvimento de cada comunidade. Nós sabemos que, em boa parte das paróquias, os catequistas, os leigos e leigas e as equipes de liturgia também trabalham pelas vocações.

Há alguma atividade especial neste mês de agosto?

O SAV irá encaminhar para as paróquias, por email, subsídios para que, em cada domingo, seja feita uma menção às vocações nas missas. O mais importante é que cada paróquia agilize essa temática, que sejam criativos e aproveitem as liturgias, os momentos com a juventude e com a catequese.

O importante é deixar o Espírito agir e nos animar durante este mês para todas as vocações. No primeiro domingo de agosto, será o dia de rezar pelo sacerdócio, a vocação do padre. No segundo domingo, dia da vida familiar, já que também será Dia dos Pais. No terceiro domingo, dia do consagrado e da consagrada, do religioso e da religiosa. Por fim, no quarto domingo, dia dos leigos e das leigas. São vocações que se complementam e demonstram a beleza da nossa Igreja.

Pe. Regis Soczek Bandil

Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Curitiba