Na manhã desta terça-feira, 3 de fevereiro, um encontro com a presidência do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi realizado em Curitiba para acompanhar e fortalecer a caminhada missionária da Missão São Paulo VI, em Guiné-Bissau, África. Participaram da reunião o diácono Pedro Lang e sua esposa, Salete Lang, reitores da missão desde maio de 2024. Após um breve período de férias no Brasil, o casal da diocese de Ponta Grossa (PR) prepara o retorno ao campo missionário, com viagem marcada para a próxima terça-feira, 10 de fevereiro.
O encontro contou com a presença do arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz; do secretário dom Mário Spaki, que participou de forma remota; e do secretário executivo, padre Valdecir Badzinski. Em clima de fraternidade e comunhão eclesial, houve uma rica partilha sobre os desafios, aprendizados e frutos do trabalho evangelizador desenvolvido junto ao povo guineense.

A Missão São Paulo VI acontece no município de Quebo, diocese de Bafatá. As atividades tiveram início em 2014 contando com o apoio de mais de 30 missionários, entre leigos e religiosos. A Missão insere os voluntários para viver entre o povo, testemunhar a alegria do Evangelho e buscar condições de vida mais dignas para a população local.
Jubileu de prata da Diocese de Bafatá
Entre os temas tratados esteve o discernimento dos nomes que integrarão a visita pastoral à missão, prevista para o mês de abril, por ocasião do jubileu de 25 anos da Diocese de Bafatá, criada em 2001. Nove missionários foram escolhidos para participar dessa experiência, que busca estreitar os laços entre as Igrejas-irmãs, além de preparar novos vocacionados para o serviço missionário de longa duração.
Durante a reunião, dom Mário recordou que a presença missionária do Regional Sul 2 na África é um dos sinais concretos do ardor evangelizador da Igreja no Paraná e contribuiu para que o Regional fosse escolhido para sediar o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), programado para 2029, na Arquidiocese de Curitiba. Também foi mencionada a possibilidade de um ano missionário em âmbito nacional e regional como preparação para o congresso.
Além das reflexões pastorais, foram abordadas questões práticas relacionadas às frentes de atuação da missão. Entre elas, destaca-se a Escola São Paulo VI, que atende mais de 300 alunos da educação infantil ao sexto ano, oferecendo formação integral às crianças da região.

Igreja Católica no combate à fome
Outro importante serviço é o Centro de Recuperação Nutricional (CRN), inaugurado em julho de 2025, que tem se tornado referência no cuidado com crianças desnutridas e gestantes em situação de vulnerabilidade na região de Quebo, onde o acesso à saúde é bastante limitado. O trabalho inclui acompanhamento contínuo, visitas às comunidades mais isoladas e ações preventivas que já resultaram na redução significativa de casos graves de desnutrição e mortalidade infantil, sendo amplamente reconhecido pela Diocese de Bafatá.
Pedro e Salete vivem o segundo período missionário em Guiné-Bissau. Pioneiros da Missão São Paulo VI, atuaram entre 2015 e 2018 e, em 2024, retornaram com renovado ardor para dar continuidade ao serviço nas áreas de evangelização, educação e promoção da vida.
25 Mil Bíblias para a África
Além do trabalho direto na evangelização, educação e promoção da saúde, o casal Pedro e Salete também estiveram envolvidos em outra importante iniciativa de solidariedade missionária promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB. Em 2024, a campanha “Missão Palavra e Pão” possibilitou o envio de 25 mil Bíblias em português para a Guiné-Bissau, atendendo ao desejo de muitas comunidades que ainda não possuíam acesso à Sagrada Escritura.
A ação, fruto da generosidade de bispos, padres e fiéis do Paraná, incluiu ainda livros de teologia para a formação do seminário local, materiais para a biblioteca dos seminaristas e apoio a ações sociais voltadas ao cuidado de crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade. O casal missionário colaborou na articulação e no acolhimento desse material no país africano, contribuindo para que a Palavra de Deus chegasse às comunidades e fortalecesse a caminhada da Igreja local.
A Arquidiocese de Curitiba une-se em oração e gratidão pelo testemunho generoso deste casal missionário, expressão concreta de uma Igreja em saída, que ultrapassa fronteiras para anunciar o Evangelho. Que o Senhor da Messe continue a suscitar novos corações disponíveis para a missão e fortaleça todos aqueles que dedicam suas vidas ao serviço do Reino.
___
Por Luiz Fernando Hanysz, com informações de CNBB Regional Sul 2
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba