No mês de agosto, a Igreja celebra o mês das vocações. Em vídeo publicado em nosso canal do Youtube, dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, convida-nos a voltarmos com especial carinho à questão vocacional:
“Já é sabido por todos nós o mês em que a Igreja convida que nos voltemos com especial carinho à questão vocacional, o mês vocacional, o mês das vocações. De um modo mais intenso, devemos rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas, diaconal – também nossa Arquidiocese tem a graça de ter os diáconos.
E este ano, o mês de Agosto, o nosso tema de oração é a Igreja como sinfonia vocacional. Claro que o grande maestro dessa sinfonia é Jesus Cristo, é Deus. Mas a Igreja que tem essa missão de estar aí, organizando tudo e fazendo acontecer, para que a gente possa ter uma melodia, possa ter uma música, possa ter algo que seja agradável aos ouvidos. Essa analogia, essa comparação serve para que a gente possa ter de fato vocações que respondam às diversas necessidades da Igreja, seguindo o lema: “Pedi, pois, ao Senhor que envie operários para a messe.” (Mt 9,38).
A primeira coisa é pedir, é a oração. Depois, vem o nosso trabalho. Então, esse mês de agosto nós estamos nessa dupla direção: o pedir e o trabalhar pelas vocações. E aqui reforço a importância da nossa escola arquidiocesana, a escola de Formação Vocacional da nossa Arquidiocese, que foi iniciada nesse semestre. À todos, um bom mês de Agosto. Rezemos pelas vocações.
Peçamos ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a colheita. Fiquem com Deus. Que Deus abençoe! Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
__
Dom Reginei José Modolo
Bispo Auxiliar de Curitiba