Arquidiocese anuncia ações da Campanha da Fraternidade 2024

A Arquidiocese de Curitiba, acompanhando a mobilização nacional da Igreja que dá início ao período da Quaresma, anuncia na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, as ações que vão nortear a Campanha da Fraternidade 2024. O anúncio será feito pelo arcebispo metropolitano, dom José Antônio Peruzzo, em coletiva à imprensa, às 10 horas, no salão nobre da Cúria Metropolitana.

Com inspiração na encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a campanha deste ano tem por tema “Fraternidade e Amizade Social” e, como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8). A preocupação da Igreja, apresentada pela CNBB, foi a de colocar a amizade social como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que marca a sociedade brasileira e mundial.

Dom Peruzzo adianta que a Campanha da Fraternidade, mobilização que completa 60 anos de existência em 2024, não pretende ideologizar ou politizar questões sérias, mas antes suscitar reflexões que desencadeiem também iniciativas solidárias. “De outra maneira, estaríamos a fazer grandes discursos inspirados em tragédias nunca respondidas e nunca atendidas”, diz.

“Este ano, o tema da campanha nos faz refletir sobre as relações humanas”, diz a coordenadora da CF 2024, Salete Bagolin Bez. “Se olharmos nossa realidade, veremos que muitas das relações em nossas famílias, membros da comunidade e na nossa sociedade em geral estão estremecidas. Por isso a campanha é um grande momento para refletirmos e vermos o que precisamos mudar nos âmbitos pessoal, comunitário, eclesial e social”.

A coordenadora destaca que atitudes em contraposição ao ódio, à intolerância ou às guerras são próprias do cristão. “A Campanha da Fraternidade é a oportunidade de nós, católicos e não católicos – porque a convocação é para toda a sociedade -, sermos essa luz, propagando essa proposta de amor, amizade, fraternidade e solidariedade em nossos testemunhos de vida”, acrescenta Salete Bez.

Salete diz também que as perspectivas em relação à Coleta da Solidariedade, a ação concreta da CF, são bastante positivas, lembrando que os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais cujas iniciativas remetam ao tema da campanha do ano. “O Fundo Diocesano de Solidariedade possibilita a inscrição de um amplo leque de projetos voltados a potencializar ações de pastorais, comunidades e movimentos em prol dos necessitados”, afirma.

Lançamento – Também estarão presentes na coletiva de quarta-feira o padre Alex Cordeiro, assessor eclesiástico da Comissão da Dimensão Sociotranformadora, o diácono Antônio Bez, coordenador da Comissão da Dimensão Sociotranformadora, e o ecônomo da Arquidiocese de Curitiba Silvio Raulff Wünsch.

 

SERVIÇO

Campanha da Fraternidade 2024 / Coletiva à imprensa

Data: quarta-feira, 14 de fevereiro

Horário: 10 horas

Local: Cúria Metropolitana – Jaime Reis, São Francisco

 

 

________________

Por

Sandra Nassar

Pascom Arquidiocese de Curitiba