A Arquidiocese de Curitiba realizará, no dia 11 de agosto de 2026, às 10h30, uma Santa Missa em Ação de Graças pelos 100 anos de Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba. A celebração marca o centenário de vida de uma das figuras mais importantes da história da Igreja Católica no Paraná, cuja trajetória foi dedicada ao serviço pastoral, à evangelização e à formação de gerações de fiéis.
A cerimônia contará com a participação de membros do clero, autoridades, religiosos e leigos, em um momento especial de gratidão pela vida e missão de Dom Pedro. A celebração terá transmissão ao vivo pelos canais da Arquidiocese de Curitiba e da TV Evangelizar no YouTube.
Serviço
- Evento: Santa Missa em Ação de Graças pelos 100 anos de Dom Pedro Fedalto
- Data: 11 de agosto de 2026
- Horário: 10h30
- Local: Seminário São José – Rodovia Curitiba – Ponta Grossa Br-277, 4505 – Orleans, Curitiba – PR, 81020-490
- Transmissão: YouTube da Arquidiocese de Curitiba e TV Evangelizar
Dom Pedro Fedalto: um século de dedicação à Igreja
Pedro Antônio Marchetti Fedalto, filho de imigrantes italianos, nasceu em 11 de agosto de 1926. Ingressou no Seminário Menor São José, em Curitiba, em 1940, onde permaneceu até 1946. Posteriormente, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo.
Foi ordenado padre em 6 de dezembro de 1953, na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, pelo então Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D’Elboux. Dois dias depois, celebrou sua primeira missa solene na Capela de Nossa Senhora do Carmo, na Colônia Antônio Rebouças, exatamente a localidade onde nasceu.
No início de 1954, o padre Pedro Fedalto foi designado para ser o Secretário Pessoal do Arcebispo, passando a residir na Casa Arquiepiscopal, à época na Rua Mateus Leme. Em seguida foi indicado como chanceler da Cúria, ocasião em que escreveu seu primeiro livro: A Arquidiocese de Curitiba na Sua História, publicado em 1956.
Como sacerdote, também exerceu outras diversas funções na Arquidiocese de Curitiba, entre elas, reitor e diretor espiritual do Seminário Rainha dos Apóstolos, capelão de congregações religiosas, cerimoniário arquidiocesano e vigário geral. Também integrou a organização do Congresso Eucarístico Nacional de 1960 e atuou em paróquias e obras pastorais.
Em 1966, quando tinha 39 anos de idade, foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba, em celebração presidida por Dom Sebastião Baggio, então núncio apostólico no Brasil. Como é tradição, teve de escolher um lema episcopal. Baseando-se no que entendeu ser o propósito de seu ministério, adotou a expressão latina Veritatem in caritate (A verdade na caridade). Após o falecimento de Dom Manuel, em 1970, Dom Pedro Fedalto foi empossado como o quarto arcebispo metropolitano de Curitiba, em 1971. Permaneceu à frente da Arquidiocese por mais de três décadas e presidiu, por 28 anos, o Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne todos os bispos do Paraná.
Ao completar 75 anos, conforme determina o direito canônico, apresentou à Santa Sé o pedido de renúncia ao cargo. Antes do afastamento definitivo, celebrou o Jubileu de Ouro Sacerdotal, em 6 de dezembro de 2003, e concluiu a construção do Palácio Arquiepiscopal, no bairro Mossunguê. A sucessão ocorreu em 2004, com a posse de Dom Moacyr José Vitti. Desde então, Dom Pedro passou a exercer a condição de arcebispo emérito.
Durante sua vida, encontrou-se pessoalmente com quatro papas: Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Em 2008, recebeu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua contribuição para a educação, a cultura e a vida religiosa no estado.
Além de trabalhar para a vinda do Papa João Paulo II a Curitiba, destaca-se ainda a realização do primeiro Sínodo Arquidiocesano, entre 1987 e 1994, com o objetivo de fortalecer a ação evangelizadora. Também instituiu as Santas Missões Populares, realizadas em 1975 e 2000, voltadas especialmente às comunidades mais vulneráveis.
Outro destaque foi a celebração do Ano Santo do Espírito Santo, em 1998, quando foi organizada uma Crisma Comunitária no Estádio do Pinheirão. O evento reuniu mais de 12 mil jovens de 145 paróquias da Arquidiocese e contou com a participação de bispos auxiliares, padres, diáconos e catequistas.
Ao longo de sua atuação, Dom Pedro Fedalto criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos e acolheu diversas congregações religiosas femininas e masculinas na Arquidiocese de Curitiba.
