Casa é uma resposta da PUCPR ao chamado do Papa Francisco para “realmar a economia e a política”.
Prestes a completar dois anos de atuação, em Outubro de 2024, a Casa de Francisco e Clara PUCPR tem mantido a iniciativa de comunicar periodicamente as atividades que desenvolve em seu interior, em seu território de atuação – a Vila Torres, em Curitiba (PR) – e também em outros diferentes espaços da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Com frequência bimestral, os boletins da Casa de Francisco e Clara PUCPR ajudam a contar sobre os principais projetos, ações e parcerias comunitárias de desenvolvimento socioterritorial. De modo geral, os quatro principais eixos de atuação da Casa, que acabam sendo noticiados pelo Boletim, são:
- Identidade Arte e Cultura | Informações sobre oficinas formativas nas mais diversas áreas;
- Empreendedorismo e Geração de Renda | Dados sobre resultados de feiras e formações das que promovem a busca por qualificação profissional, emprego, trabalho e renda;
- Evangelização | Programação de missas mensais realizadas na Capela da Casa (a Capela São Marcelino Champagnat), bem como eventos de natureza religiosa realizados em parceria com a comunidade e/ou com a universidade;
- Comunicação e construção de conhecimento | Informações sobre publicações e indicação de produtos culturais e educativos.
Edição mais recente do boletim destaca período de intensas celebrações e atividades formativas da Casa
Festejos juninos, articulações para realização de oficinas teatrais, recepção de visitas do setor corporativo da PUCPR, relato de oficinas de formatação de projetos culturais, ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Social são alguns exemplos de informações partilhadas na edição recém-lançada do Boletim, que pode ser baixado aqui.
Os conteúdos especiais abordam a realização do principal evento do semestre, chamado “A Casa Dialoga” (que partilhou a experiência da Casa Amazônica de Francisco e Clara), bem como o relato dos quatro encontros realizados durante a Semana do Brincar na Casa de Francisco e Clara (realizado com crianças e adolescentes de organizações sociais presentes na Vila Torres).
Casas de Francisco e Clara atendem ao convite do Papa Francisco de dar novos rumos à Casa Comum
A Casa de Francisco e Clara PUCPR é apenas uma das diversas Casas espalhadas por todo o Brasil que, juntas, integram a ABEFC – Articulação Brasileira para a Economia de Francisco e Clara. As Casas surgem com a proposta de atender a um convite do pontífice que, em 2022, reuniu jovens de todo mundo, em Assis (Itália), para um evento chamado “A Economia de Francisco”, cujo objetivo era refletir sobre como é possível transformar as relações sociais, políticas e econômicas, tornando-as mais fraternas, justas, solidárias e sustentáveis, sob a inspiração de São Francisco de Assis.
Cada Casa tem sua autonomia de atuação, desde que se conectem com os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara. No Brasil, a ABEFC acrescentou a memória de Clara de Assis ao nome do movimento criado por Francisco, como um gesto simbólico de promover a valorização e a contribuição das mulheres à transformação social e econômica do nosso planeta.
Acesse todas as edições
Visite o Instagram da Casa de Francisco e Clara PUCPR e acesse o link da bio para acessar todas as edições do Boletim.