Comunicado
Informamos a todos os párocos, vigários paroquiais e padres que trabalham na Arquidiocese que no próximo dia 06 de setembro, celebramos a Dedicação da nossa Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e no 8 de setembro, celebramos a Padroeira da Arquidiocese, da Catedral Basílica e da Cidade de Curitiba, Nossa Senhora da Luz.
Conforme o Diretório Litúrgico da CNBB, como se trata da Festa da Dedicação da Catedral, esta tem precedência sobre o 23º domingo do tempo comum. Assim sendo, em todas as missas dominicais seja celebrada a Festa da Dedicação.
Lembramos igualmente que Nossa Senhora da Luz foi declarada oficialmente Padroeira da Arquidiocese pela Sé Apostólica, e portanto no dia 08 de setembro é dia de preceito em honra a Santíssima Virgem Maria.
As leituras para o Domingo da Dedicação da Catedral são à escolha do Lecionário Vol. III, página 235-249, a eucologia são do Comum da Dedicação de uma igreja, B, página 731 do Missal e a cor litúrgica é o branco.
As leituras do dia da Padroeira são da Festa da Natividade de Nossa Senhora, acrescentando a leitura de Rm 8, 28-30, como segunda leitura, por se tratar de Solenidade, e a eucologia da Missa – orações e prefácio – que estão disponíveis abaixo para download são próprias da Arquidiocese e foram devidamente aprovadas.
Estejamos em comunhão com nossa Igreja Igreja Particular tanto no dia 06 quanto no dia 8.
Fraternalmente
Pe. Maurício Gomes dos Anjos Dom José Antônio Peruzzo
Coordenador da Comissão de Liturgia Arcebispo de Curitiba