>
>
Corpus Christi Curitiba 2026: Um século partilhando o Pão que ilumina o mundo

Curitiba se prepara para celebrar a grande festa de Jesus Eucarístico São esperadas mais de 130 mil pessoas nas celebrações,

Corpus Christi Curitiba 2026: Um século partilhando o Pão que ilumina o mundo

Curitiba se prepara para celebrar a grande festa de Jesus Eucarístico

São esperadas mais de 130 mil pessoas nas celebrações, no dia 4 de junho, em 10 horas ininterruptas de programação

 A maior celebração de Jesus Eucarístico do país e uma das mais festejadas do mundo, o Corpus Christi Curitiba, se aproxima e deve reunir, no próximo dia 4 de junho,  mais de 130 mil pessoas, em dez horas ininterruptas de programação. Neste ano, a festa terá um ingrediente a mais, porque estará celebrando também o centenário da Arquidiocese de Curitiba. Por isso, o tema do Corpus Christi 2026 é “100 anos anunciando à Luz do Evangelho” e fiéis dos 11 municípios da Região Metropolitana integrados à arquidiocese foram convidados a participar das celebrações.

“O sentindo primeiro desta festa é Ele que caminha entre nós e nós que O seguimos. Tudo aquilo que é humano, que nos faz irmãos, caminha junto”, afirma o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, reforçando que neste ano a solenidade de Corpus Christi, cujo lema é “Um século partilhando o Pão que ilumina o mundo”, se torna a grande expressão jubilar, reunindo o clero e todo o povo de Deus em torno das comemorações dos 100 anos da Arquidiocese.

Os números do Corpus Christi Curitiba são gigantescos: além do público superior a 100 mil pessoas, são mais de 4 mil voluntários, que trabalham desde cedo na confecção do tapete numa extensão de dois quilômetros ao longo da avenida Cândido de Abreu, reunindo num momento de partilha, devoção e criatividade cerca de 120 paróquias e movimentos ligados à Igreja Católica. As celebrações ainda reúnem centenas de padres, diáconos, ministros da Eucaristia e leigos que se responsabilizam pelas ações sociais durante as celebrações.

Programação – “Em tempos de tantas incertezas, guerras, crises de fé e desesperança, queremos proclamar que Jesus está vivo e presente na Eucaristia. É d’Ele que brota a esperança que o mundo tanto precisa”. Diz padre Juarez Rangel, coordenador geral do Corpus Christi 2026. A programação da festa terá início às 8 horas, com a montagem dos tapetes na avenida Cândido de Abreu, com início já no obelisco de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais até a  a praça Nossa Senhora da Salete. Dom Peruzzo, percorrerá todos os lotes, na parte da manhã, saudando os voluntários.

Às 9 horas, os bispos auxiliares, dom Reginei Modelo e dom Adenis de Oliveira, iniciam a visita a hospitais e outras instituições levando o Santíssimo Sacramento. A grande celebração do dia será às 15 horas, com a Santa Missa em frente da Catedral Basílica, na praça Tiradentes, seguida de outro ponto alto da festa, a procissão com o Santíssimo Sacramento, prevista para as 16h15, até a praça Nossa Senhora de Salete. Às 17h40, no palco armado na praça, haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento, seguida de show com o padre Reginaldo Manzotti.

Encenação – Ao longo da procissão com o Santíssimo Sacramento, haverá seis encenações teatrais, sobre “Milagres Eucarísticos”, baseadas em temas marianos da exposição sobre São Carlo Acutis. Nos seis palcos montados no trajeto por onde passará a procissão com o Santíssimo Sacramento, serão encenados os temas: Carlos Acutis (Grupo Arte e Vida); Milagre de Lanciano (Comunidade Santa Cruz); Guadalupe (Grupo Teatronio); Santa Catarina de Labouré (Grupo GAUC); Lourdes (Grupo Exudos) e Anjo da Paz/ Fátima (Pastoral de Teatro São Lucas).

Solidariedade – Como em anos anteriores, a campanha da solidariedade para arrecadação de alimentos fará parte da celebração do Corpus Christi 2026. A meta deste ano é arrecadar 15 toneladas de produtos, que serão destinados a instituições sociais. Atualmente, cerca de 10 mil famílias são atendidas em toda a área de abrangência da Arquidiocese de Curitiba. A coleta será feita ao longo dia da festa e também nas paróquias.

Durante a programação do Corpus Christi, estão previstas ainda ações evangelizadoras: a Praça da Misericórdia, com padre disponíveis para atendimento de confissões durante toda a manhã do dia 4, na praça 19 de Dezembro; a Tenda Esperança, na mesma praça, para adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 8h, e o atendimento a pessoas em situação de rua, com a oferta de alimento, acolhimento e conforto espiritual em diversos pontos da avenida Cândido de Abreu.

 Concurso Fotográfico – Também faz parte da celebração de Jesus Eucarístico, o 4º Concurso Fotográfico Corpus Christi 2026, que a cada ano reúne mais e mais participantes. O concurso é aberto à participação de todos os fiéis católicos, profissionais ou não, com o objetivo de documentar a solenidade do Santíssimo Sacramento de Corpo e do Sangue de Cristo. As inscrições iniciam no dia 1 de maio e vão até dia 22 – ou quando forem preenchidas as 100 vagas. As fotos selecionadas no concurso serão expostas em posterior mostra itinerante, que percorrerá igrejas e espaços públicos da cidade.

 

CORPUS CHRISTI CURITIBA 2026

DATA: 4 DE JUNHO

*O Corpus Christi Curitiba 2026 é uma realização da Arquidiocese de Curitiba, através da ASAC – Associação Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, com o apoio da Associação Evangelizar é Preciso, Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Curitiba e órgãos públicos municipais e estaduais.

PROGRAMAÇÃO

8h – Início da montagem dos tapetes (av Cândido de Abreu)

9h – Visitas a hospitais com o Santíssimo Sacramento

13h – Momento de louvor com o Ministério de Música Colo de Deus

15 – Santa Missa (Catedral Basílica)

16h15 – Procissão

17h40 – Bênção com o Santíssimo Sacramento (palco na praça Nossa Senhora de Salete)

18h – Show com padre Reginaldo Manzotti (palco na praça Nossa Senhora de Salete)

Acompanhe todas as notícias em Corpus Christi Curitiba

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícia da Comissão Setor Juventude

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícia da Comissão da Comunicação

14 de julho de 2026

Notícias da Arquidiocese

14 de julho de 2026

Noticias do vicariato da educação

12 de julho de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.