Corpus Christi em números: materiais usados nos tapetes somam quase 5 toneladas

Corpus Christi. 2014-339_peq
Desde 2005 é realizada em Curitiba, a tradicional Missa e Procissão de Corpus Christi pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. A extensão do tapete artesanal é de aproximadamente 1711 metros (do Obelisco de Nossa Senhora, ao lado da Catedral, até o Palácio Iguaçu).

Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre voluntários que se candidatam com aproximadamente dois meses de antecedência da solenidade. A reunião para a organização dos lotes do grande tapete é realizada na Cúria Metropolitana. Cada espaço fica sob a responsabilidade dos inscritos com a equipe organizadora do evento.

Os tapetes que envolvem as ruas do centro são confeccionados a partir de flores, serragem, pó de café, pedras, areia e materiais reciclados. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos.

A partir das 5h30 da manhã do dia 04, membros da organização do evento estarão presentes no local para demarcar os lotes de cada grupo. A confecção começará às 6 horas e seguirá até às 12 horas. Aproximadamente 1500 mil fiéis participarão da confecção do grande tapete neste ano.

Materiais utilizados (aproximadamente):

2923 kg de serragem;

119 kg de pó de café;

1747 kg de pedras e areia;

Além de TNT, papéis, papelão, tampinhas de garrafas, entre outros materiais arrecadados pelos voluntários.

Participam este ano da confecção dos 86 tapetes:

90 paróquias;

14 Comissões/Movimentos/Seminário;

2 Colégios;

4 Famílias.