>
>
>
Curitiba terá programação especial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos entre os dias 17 e 21 de maio

Entre os dias 17 e 21 de maio, Curitiba contará com uma programação especial da Semana de Oração pela Unidade

Curitiba terá programação especial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos entre os dias 17 e 21 de maio

Entre os dias 17 e 21 de maio, Curitiba contará com uma programação especial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) 2026, promovendo encontros de oração, reflexão e convivência fraterna entre diferentes tradições cristãs. A iniciativa integra a celebração mundial realizada entre as Solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes, considerada um dos momentos mais importantes para a vivência ecumênica da Igreja.

Neste ano, o tema escolhido para a semana é inspirado na Carta de São Paulo aos Efésios: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (Ef 4,4). A proposta convida os cristãos a refletirem sobre a unidade da Igreja, fortalecida pelo Espírito Santo e sustentada pela esperança comum em Cristo.

Os materiais de oração e reflexão da SOUC 2026 foram preparados por um grupo ecumênico coordenado pelo Departamento de Relações Inter-religiosas da Igreja Apostólica Armênia, com colaboração do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Conselho Mundial de Igrejas.

Em Curitiba, a programação será organizada pelo Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC), reunindo comunidades católicas, ortodoxas, anglicanas e luteranas em diferentes celebrações ao longo da semana.

A abertura acontece no domingo, dia 17 de maio, às 19h30, com uma Noite de Oração e Música na Paróquia Maria Mãe da Igreja, no Bairro Alto.

Nos dias seguintes, os encontros acontecerão em diferentes igrejas e comunidades cristãs da capital:

  • 18 de maio (segunda-feira), às 20h
    Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio
    Av. Cândido Hartmann, 1310 – Mercês
  • 19 de maio (terça-feira), às 20h
    Paróquia Nossa Senhora das Mercês
    Av. Manoel Ribas, 966 – Mercês
  • 20 de maio (quarta-feira), às 20h
    Comunidade Luterana de Cristo
    Rua Inácio Lustosa, 309 – São Francisco
  • 21 de maio (quinta-feira), às 20h
    Paróquia Anglicana de São Pedro Apóstolo
    Rua Procópio Ferreira Martins, 321 – Cajuru

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos recorda que, apesar das diferentes tradições e expressões de fé, todos os cristãos são chamados à comunhão, ao diálogo e ao testemunho conjunto do Evangelho.

Os organizadores convidam toda a comunidade a participar deste tempo especial de oração pela unidade, pela paz e pela fraternidade entre os cristãos.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícia da Comissão dos Movimentos Eclesiais e Novas Formas de Vida Cristã

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.