Curso ensina como criar a Pastoral Afro-Brasileira

A Pastoral Afro-Brasileira, em conjunto com a Faculdade Católica de Feira de Santana e ITEPAS Facundes, acabam de  lançar o curso de extensão “Pastoral Afro-Brasileira: Como Fazer?”
O curso Pastoral Afro-Brasileira: Como Fazer está com inscrições abertas (Imagem: Divulgação)
O curso Pastoral Afro-Brasileira: Como Fazer está com inscrições abertas (Imagem: Divulgação)

 

O objetivo é oferecer a oportunidade de formação teológico-pastoral das comunidades, movimentos, pastorais e pessoas interessadas no assunto. O curso tem ainda a intenção de promover os propósitos da Pastoral,  o conhecimento se sua missão, o amadurecimento e o preparo das pessoas para que possam atuar em diferentes setores da Igreja e da sociedade.
A ideia é que os agentes de pastoral possam refletir sobre a realidade e história dos negros e das negras no Brasil e no mundo. Por isso, o curso irá incentivar a leitura, o estudo e o debate a partir dos documentos eclesiais concernentes à missão da pastoral afro-brasileira para manter viva a esperança (1Pd 3,15), principalmente neste tempo retrocesso social e conflitos eclesiais, sociais e étnicos. Os encontros também irão proporcionar a reflexão sobre as grandes questões teológicas e metodológicas ligadas à missão da Igreja, tendo em vista uma ‘pastoral afro-brasileira’ contemporânea para crescer na fé e testemunhar o ser cristão na sociedade.
O curso terá duração de março a agosto de 2021, com aulas sempre às segundas-feiras à noite, perfazendo a carga horária de 110h/a. Os encontros serão remotos e, ao final, os participantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso.
Ainda em fevereiro haverá duas lives de lançamento do curso: No dia 08/02, Hildete Emanuelle irá abordar o tema “Realidade dos negros e das negras”, e no dia 22/02 o tema será “Racismo estrutural”, com Felipe Freitas.
Mais informações e inscrições pelo site http://catolicadefeira.qualinfonet.com.br/catolicadefeira/acadweb.modulo.eventos.php (Clicar no link, colocar o CPF, escolher o curso e fazer sua inscrição).