>
>
Dom Reginei celebra missa na Catedral com a Pastoral dos Surdos

No último domingo dia 13 de outubro, Dom Reginei Modolo presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Curitiba, concelebrada

Dom Reginei celebra missa na Catedral com a Pastoral dos Surdos

No último domingo dia 13 de outubro, Dom Reginei Modolo presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Curitiba, concelebrada pelo padre Wilson Czaia, surdo e coordenador da Pastoral dos Surdos na Arquidiocese de Curitiba. Após a celebração, Dom Reginei cumprimentou e abençoou todos os presentes e com a ajuda de um intérprete de libras, direcionou mensagens de acolhimento e fé. “São João foi o único que não abandonou Jesus. Foi com Maria até os pés da Cruz, dizem que é porque foi o único que escutou o coração de Jesus. Vocês tem a deficiência auditiva, mas o coração de vocês ouve o coração de Jesus. Deus abençoe a todos vocês”.

Em 2023 Padre Wilson Czaia contou sua história. Reveja aqui.

Para ouvir a missa que foi transmitida pela Rádio Evangelizar, clique Aqui

A Pastoral dos Surdos

A Pastoral dos Surdos é a ação da Igreja Católica que tem como princípio e fundamento a própria ação do Cristo relatada no evangelho de Marcos: “Trouxeram-lhe um surdo pedindo que lhe impusesse as mãos. Levando-o a parte, longe da multidão, colocou-lhe os dedos nos ouvidos, cuspiu e lhe tocou a língua com saliva. Levantou os olhos para o céu, suspirou e disse – Effata, que quer dizer: Abre-te. Imediatamente os ouvidos dele se abriram, soltou-lhe a língua e ele começou a falar perfeitamente” (Mc 7,32-35).

A mesma dignidade dada por Jesus é agora assumida pela Igreja que recebe os surdos e surdas no seu pastoreio e os conduz ao Cristo Caminho, Verdade e Vida. Na Pastoral dos Surdos se revive e atualiza o milagre do “effata”. Cada dia mais se abrem novos corações que escutam e aderem o Cristo, levando-o pelos sinais evangelizadores das mãos.

Oficialmente a Pastoral dos Surdos iniciou em 1950 sob o impulso do Padre Eugênio Oates e do Monsenhor Vicente Penido Burnier. Mas os trabalhos realizados com os surdos começaram bem antes. Em 1929, por exemplo, temos o registro das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário instalando uma escola para acolher surdas de São Paulo.

No Paraná a grande a precursora da Pastoral dos Surdos foi a Irmã Nydia Moreira Garcez, fundadora da escola Epheta em 1950. Com a escola aconteceram muitos simpósios sobre deficiência auditiva em Curitiba. Também as Irmãs e os Padres da Pequena Missão que chegaram a Londrina e Cascavel.

Em 1998 aconteceu o primeiro encontro Regional que foi em Foz do Iguaçu e daí em diante a Pastoral cresceu e se desenvolveu. No ano 2000 a pastoral dos surdos foi reconhecida pelos Bispos do Regional Sul 2 oficializando sua atuação no Paraná e indicando o primeiro Bispo Assessor: Dom João Braz de Aviz, na época Bispo de Ponta Grossa. Por ocasião das mudanças e transferências Dom Anuar Battisti foi o segundo assessor, depois Dom José Lanza Neto, que foi bispo auxiliar de Londrina e hoje é Dom Celso Marchiori de Apucarana. O Paraná foi o primeiro Regional do Brasil a organizar a Pastoral dos Surdos com coordenadores surdos nas dioceses.

Pastoral dos Surdos no Regional

É a ação Pastoral de evangelização do surdo: “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Evangelizar os surdos a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Jesus abriu os ouvidos do surdo para que ele saiba compreender a vida no mistério da fé. Os surdos são convidados a aprofundar sua espiritualidade, compreender a mensagem de Jesus Cristo, para tornar-se um evangelizador da Boa-Nova pelo seu testemunho de vida.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.