Na manhã dessa terça-feira, 03 de outubro, o episcopado paranaense se reuniu, de forma on-line, para aprovar a síntese final da 43ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu em Londrina (PR), nos dias 22 a 24 de setembro. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz conduziu a reunião desde a sede do Regional, em Curitiba, junto ao bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei José Modolo, e ao secretário executivo, padre Valdecir Badzinski. Participou também o padre André Boffo Mendes, da diocese de Toledo, que fez parte da equipe de síntese durante a Assembleia.
Os bispos receberam, previamente, o texto com as contribuições dos grupos de trabalho da Assembleia e a síntese final proposta pela equipe. Em aproximadamente uma hora de reunião, eles avaliaram o conteúdo, corrigiram e sugeriram melhorias ao texto.
A síntese final ficou embasada dentro de cinco grandes temas, que foram apontados pelos grupos: a pessoa de Jesus Cristo, a pessoa do Espírito Santo, a comunidade eclesial, a Iniciação à Vida Cristã e a escuta sinodal.
A partir dessa reunião, a síntese será enviada para a coordenação da ação evangelizadora de todas as arqui/dioceses do Paraná. Ela servirá como um instrumento para orientar e direcionar as assembleias diocesanas, mantendo comunhão eclesial, enquanto Regional Sul 2.
Segundo dom Geremias, os cinco pontos principais, destacados na síntese final, são muito importantes e estão bem ligados um ao outro. “Eu analiso que a nossa síntese ficou bem amarrada. Ainda serão feitas algumas adaptações, por conta das observações dos bispos. Depois disso, esse trabalho pode ser enviado para as nossas paróquias, os nossos padres, os nossos líderes para levam em conta nos planejamentos da caminhada pastoral de suas dioceses”, avaliou o arcebispo.
Método da Conversação Espiritual
Neste ano, a Assembleia do Povo de Deus teve como novidade a adoção do método sinodal de “Conversação Espiritual” para conduzir os trabalhos de grupo. O método tem momo objetivo animar o discernimento comunitário, a partir da oração e da escuta mútua, em vista de uma síntese comum. O grande protagonista da conversa é o Espírito Santo, que conduz o grupo para chegar a um consenso sobre determinado tema.
Na tarde do sábado, dia 23 de setembro, os participantes da Assembleia foram divididos em 18 grupos, com sete pessoas cada um, a fim de dialogar sobre os pontos mais importantes do tema que foi abordado na manhã: “Paróquia Sinodal: Casa da Iniciação à Vida Cristã”. Como fruto da conversa, cada grupo elaborou uma síntese, na qual destacou os pontos principais de consenso.
No vídeo abaixo, o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, explica sobre o método da conversa espiritual:
__
Por Karina de Carvalho | Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2