Aproximadamente 30 empresários de diversas arquidioceses da capital paranaense participaram, nos dias 6 e 7 de agosto, do 1º Retiro da Pastoral do Empreendedor de Curitiba. O encontro ocorreu na Casa das Irmãs da Divina Providência e contou com a presença de Frei Rogério, fundador da Pastoral do Empreendedor no Brasil e de D. José Antônio Peruzzo, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba.
Os empresários conversaram sobre inteligência espiritual e compartilharam vivências e experiências sobre a Eucaristia, além de discutir como convergir as questões materiais dos negócios e as da espiritualidade.
Segundo Rubens Gluck, empresário integrante da Pastoral do Empreendedor, o evento deu aos organizadores a certeza de que, apesar de nova, a pastoral já parte da vida dos empreendedores. “Tudo foi muito especial no sentido de união, de compartilhamento de experiências”, explica.
A iniciativa do retiro da Pastoral é inédita no Brasil. Para a psicóloga Gleisi Domingues, que participou do encontro, a experiência vai render frutos. “Eu achei a experiência muito rica. Daqui, com certeza, vai sair uma nova visão de gestão, uma nova forma de administrar os negócios. Esse é só o começo de uma grande modificação social também”.
A Pastoral do Empreendedor, lançada oficialmente em fevereiro de 2016, tem como objetivo guiar os empresários pastoralmente e ser um espaço de acolhida e vivência da espiritualidade com uma linguagem voltada ao mundo dos negócios.
De acordo com Frei Rogério, a Pastoral deve levar a palavra de Deus aos empresários. “Eu senti aqui em Curitiba uma sede dos empreendedores por mais espiritualidade. Temos que levar os ensinamentos da igreja para eles, porque empreendedores melhores constroem empresas melhores”.
Arquidiocese de Curitiba com informações e depoimentos da página da Pastoral do Empreendedor no Facebook