Neste final de semana, nos dias 15 e 16 de junho, aconteceu o terceiro encontro vocacional para o jovens que pretendem entrar no seminário propedêutico no próximo ano. Estiveram presentes 18 jovens vocacionados.
Neste final de semana fizemos uma experiência diferente. Estivemos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo Largo – PR. No sábado, na parte da tarde, os vocacionados se dirigiram a Capela São Joaquim e Sant’Ana e também na capela São Vicente de Paula. Neste local, eles saíram em missão junto aos ministros da Eucaristia e também junto com o Movimento das Capelinhas. Os vocacionados foram visitar as casas para fazer a evangelização, assim experimentaram um pouco da missão, do sair em missão, ou melhor, da Igreja em saída. No sábado à noite foi-nos oferecido um lanche na Capela Jesus Misericordioso e, após, os jovens foram dormir na residência dos paroquianos e, assim, vivenciando a experiência missionária de estar com o povo.
No domingo de manhã, estiveram presentes na paróquia nossa Senhora da Aparecida, participaram da Santa missa às 10h presidida por Padre João Marcos Polak (assessor da pastoral vocacional) junto aos seminaristas Wesley, Diogo, Felipe e João Paulo. Após a Santa missa, Padre Carlos (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida) fez uma pequena pregação sobre a vida ministerial e também a sua experiência como padre, os desafios do mundo atual, como evangelizar, como dialogar com as pessoas como nossa juventude. Mas também refletiu sobre a alegria do ministério e o bem que podemos fazer na vida do povo de Deus.
Após o almoço, oferecido pela paróquia, houve um diálogo com os vocacionados sobre a experiência missionária vivida por eles. Os relatos foram muito gratificantes, expressando a alegria de muitos que tiveram a primeira experiência de missão. Os jovens tiveram a oportunidade de ouvir, rezar e pregar a palavra aos irmãos e também serem evangelizados numa bonita prática de reciprocidade. Por fim, retornamos para o seminário São José, no Orleans e depois os jovens retornaram para suas casas.
Queremos expressar a nossa gratidão à paróquia Nossa Senhora Aparecida em Campo Largo, ao padre Carlos e a todos os que de alguma forma colaboraram para que estivéssemos nesse final de semana fazendo essa experiência de missão. Agradecemos a toda equipe que auxiliou para que esses jovens pudessem refletir um pouco mais sobre o chamado e a missão.
Rezemos pelas vocações, para que o Senhor continue enviando mais operários para sua messe e que mais jovens dedicados aos serviço evangelizador da Igreja, queiram dar a vida pela missão.
Que Deus nos abençoe e que nossa Senhora Aparecida, interceda por nós e por todos os vocacionados. Amém.
Pe João Marcos Polak e equipe da pastoral vocacional