Ocorre no dia 22 de maio (domingo), em Curitiba, mais uma tradicional festa em honra à Santa Rita de Cássia. O evento, organizado pelo santuário de mesmo nome [localizado à Rua Padre Dehon, 728, Hauer] espera atrair milhares de pessoas neste dia mundialmente dedicado à Santa. A programação tem início já no dia 13 de maio, com a Novena Preparatória que será celebrada até dia 21, sempre às 19 horas.
Neste ano, as comemorações terão um convidado especial para a celebração principal: Dom Murilo Ramos Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.
De acordo com a programação, no dia 22 de maio – Dia de Santa Rita de Cássia – a festa terá início às 9h30, com a saída da imagem de Santa Rita da paróquia Nossa Senhora das Vitórias com destino ao Santuário, no Hauer. Após a missa solene campal, realizada às 10 horas, a comunidade será convidada a participar de um almoço festivo. Convites serão vendidos no local ao preço de R$ 30,00 por pessoa. Também serão realizadas atividades recreativas durante a tarde.
Os valores arrecadados neste ano de 2016 servirão para auxiliar na viabilização de um espaço de convívio para os jovens e para a comunidade em geral. Existe também o sonho de revitalizar a antiga igreja, tornado um espaço para os devotos, com uma Sala de Milagres e museu.
Devoção
Santa Rita nasceu na Itália, em 1831. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de Santa das Causas Impossíveis. Sua história de fé começa com um casamento contrariado. Conta a narrativa que para satisfazer ao gosto dos pais, a jovem casou com um homem temperamental e violento, com o qual teve dois filhos. Durante os 18 anos do matrimônio, Rita procurou pregar a paz e a harmonia no lar e, à custa de muita oração, abrandou o temperamento forte do esposo chamado de Paulo Ferdinando.
Um dia, entretanto, seu marido foi brutamente assassinado e jogado à beira de uma estrada. Na intenção de vingar a morte do pai, os dois filhos de Rita juraram fazer o mesmo com seus malfeitores.
Abalada com a morte do esposo e dos filhos, Rita desejou recolher-se ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Ingressa no convento, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se assim a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.
Rita morreu no mosteiro de Cássia em 22 de maio de 1457 e não foi sepultada; seu corpo ficou exposto no oratório até 1595, ocasião em que foi transladado para a igreja anexa ao mosteiro, hoje dedicado a ela. O seu corpo permanece intacto. Foi canonizada em 1900 e, desde então, é modelo e amparo para milhares de pessoas, sendo considerada – nos dias atuais – como a terceira santa mais popular do mundo. Segundo o Papa João Paulo II, “Rita foi reconhecida ‘santa’ não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus todo-poderoso, porém, muito mais pela sua assombrosa ‘normalidade’ da existência quotidiana, por ela vivida como esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana”.
Sobre Dom Murilo Ramos Krieger
Atual Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Ramos Krieger, nasceu em Brusque/SC, em 19 de setembro de 1943. Reconhecido pelo seu trabalho de evangelização pela rádio e pela televisão, tem como lema Deus caritas est! – Deus é amor! (1Jo 4,16). É o fundador do Movimento Shalom para jovens, foi Bispo em Ponta Grossa/PR, e antes de atuar em Salvador foi Arcebispo de Maringá/PR , Florianópolis/SC e Curitiba/PR. Em 2006, liderou a organização do 15º Congresso Eucarístico Nacional. Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Campanha para a Evangelização da CNBB (2011), também é – desde abril de 2015 – vice-presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Serviço:
O quê: Tradicional festa em Honra à Santa Rita de Cássia
Quando: 22/05 (domingo) – Dia de Santa Rita de Cássia
9h30 – Saída com a imagem de Santa Rita de Cássia da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias
10h – Missa festiva presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Ramos Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia
12h – Almoço festivo (risoto, carne vermelha, frango e saladas). Convites à venda no local a R$ 30,00 por pessoa.
19h – Missa de encerramento dos festejos – com procissão luminosa pelo bairro Hauer.
Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia – Rua Padre Dehon, 728 – Hauer – Curitiba (PR)
Informações: (41) 3276-2075