Neste mês de novembro, o Papa Francisco nos convida a rezar pelos pais que perderam um filho. Dom Reginei, nosso bispo auxiliar, une sua voz a essa oração especial, oferecendo conforto e esperança àqueles que enfrentam essa dor profunda. O profeta Jeremias nos lembra que, mesmo nas dificuldades, Deus nos oferece a esperança. Junte-se a nós nesta reflexão e oração, onde a Igreja se une ao sofrimento dos pais que vivem o luto, assegurando que não estão sozinhos:
“Todos os meses recebemos um convite do Papa Francisco para rezar por uma situação, por um grupo de pessoas, por uma intenção. Neste mês de novembro, o Papa Francisco nos convida a rezar pelos pais que perderam um filho. Você, mãe, você pai que perdeu o seu filhinho, sua filhinha – em ventre ou já nascido. Essa dor tão profunda que o profeta Jeremias assim nos fala:
Eis que diz o Senhor: “Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, recusando ser consolada, porque já não existem […] Eis o que diz o Senhor: Cessa de gemer, enxuga tuas lágrimas! […] Desponta em teu futuro a esperança – oráculo do Senhor.” Jr 31,15-17.
Querida mãe, querido pai, que experimentou a dor de sepultar um filho, uma filha. É uma dor que de fato, só você, que experimentou e a experimenta, pode saber quão intensa, quão forte é. Mas a Igreja neste momento quer dizer a você que ela se une ao seu sofrimento e por você reza. Esse é o convite. E este é o compromisso da Igreja de rezar por você pai e por você mãe que chora a despedida de um filho, de uma filha.
E convido todos vocês a que rezemos: coloque nas suas intenções durante esse mês de novembro, os pais e mães que passam por esta dor. Que Deus dê a consolação, que Deus dê a fortaleza, que Deus dê a esperança, como diz o profeta Jeremias “Deus dará esperança. Desponta em teu futuro a esperança”. A esperança, como diz Paulo, que não decepciona, a esperança de um encontro na eternidade. Mas há esperança também de dias de consolação já aqui, para que você, pai e mãe, possa cumprir sua missão. Não deixe o desânimo, não deixe que a dor da perda te paralise. Teu caminho continua, tua missão continua.
Então oremos agora por aqueles que perderam um filho. Oremos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito Santo Consolador, a paz do coração. Que desça sobre você, pai e mãe que viveu ou que vive o luto, a perda de um filho, a bênção de Deus todo poderoso.
Abençoe Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
__
Dom Reginei José Modolo
Bispo auxiliar de Curitiba
Em outubro, mês tradicionalmente missionário, o Papa propôs uma vivência da missão dentro de nossas casas e comunidades. Nosso arcebispo, Dom Peruzzo, destacou a importância da corresponsabilidade na Igreja, onde todos, incluindo leigos, têm voz e vez. Clique aqui e junte-se a nós, orando para que esse caminho sinodal seja guiado pelo Espírito Santo e traga harmonia e unidade à nossa vida eclesial.