O arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, convida você a se unir ao Papa Francisco em um momento especial de oração e reflexão. Em outubro, mês tradicionalmente missionário, o Papa propõe uma vivência da missão dentro de nossas casas e comunidades. Dom Peruzzo destaca a importância da corresponsabilidade na Igreja, onde todos, incluindo leigos, têm voz e vez. Junte-se a nós e ore para que esse caminho sinodal seja guiado pelo Espírito Santo e traga harmonia e unidade à nossa vida eclesial:
“Ei meu irmão, minha irmã. Neste início do mês de outubro, como no início dos meses anteriores, eu me apresentei convidando o, convidando a orar com o Papa. Cada mês ele tem uma intenção específica e convida os católicos do mundo a orarem com ele. O mês de outubro é o Mês Missionário, tradicionalmente. Mas aqui ele está a propor uma missionariedade vivida dentro de casa, dentro da Igreja, ao interno da comunidade.
Ele convida a rezar corresponsavelmente para que os caminhos do Sínodo – A Igreja está vivendo um caminho sinodal – contemplem as muitas possibilidades da vida eclesial. Porque o Papa Francisco disse o óbvio, mas muitas vezes foi esquecido. O Espírito Santo fala à Igreja também pelos leigos, não apenas pelas instâncias necessariamente hierárquicas.
As pessoas, ao ouvirem-se, se acolherem e decidem olhar para o futuro segundo os critérios do que promove a identidade familiar. Lá em casa – aqui, no nosso caso da Igreja – o que promove a identidade e a missão eclesial. Então, nas suas orações, vamos orar com o Papa para que esse caminho de sinodalidade que a Igreja quer percorrer seja algo que tenha os traços de obediência. O Espírito de Deus não é algo pronto. É um exercício que se faz na medida em que mergulhamos na vivência e nas relações e nas experiências de comunhão.”
__
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba
No mês de setembro, o Santo Padre nos chamava a rezar pelo grito da Terra, que está “com febre e doente”, e a cuidar do nosso Planeta com responsabilidade e amor. Como cristãos, fomos convidados a refletir sobre o estado de nosso meio ambiente e a adotar uma postura de cuidado e compromisso com a criação de Deus. Relembre a intenção do Papa Francisco, com a reflexão proposta pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo.