>
>
>
O SEMEADOR | Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 17 – 10/08/2025

SEMEADOR Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 17 – 10/08/2025 Vicariato para a Educação – Arquidiocese de Curitiba “Naquele

O SEMEADOR | Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 17 – 10/08/2025

SEMEADOR

Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 17 – 10/08/2025

Vicariato para a Educação – Arquidiocese de Curitiba

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”. (Lc 12, 32-48)

No Evangelho do 19º Domingo do Tempo Comum, Lucas reuniu palavras cheias de afeto e carinho para mostrar o olhar atento, confiante e de imensa ternura de Jesus.

“Meu pequeno rebanho”: como educadores somos chamados a acolher cada estudante como parte desse rebanho amado por Deus. Diante dos desafios e da responsabilidade que a missão exige é necessário entusiasmar esse pequeno grupo e planejar pequenas ações pautadas na Palavra que consola e fortalece confiando no cuidado precioso de suas ovelhas.

“Não tenhais medo”: é mais que um consolo, é um envio à missão. É o desejo de provocar e de realizar algo. É demonstrar coragem para formar, acompanhar e servir com vigilância e fidelidade, mesmo quando os frutos demoram a aparecer.

O Educador, iluminado pelas palavras de Jesus, é convidado a assumir sua missão com confiança e ternura, sem medo, mesmo diante das limitações e desafios. Ao reconhecer-se parte deste “pequeno rebanho”, compreende que sua força vem do Senhor. Assim, educar torna-se mais do que ensinar conteúdos, mas pastorear corações, cultivar valores e formar pessoas para a vida na certeza desse carinho e confiança do Senhor.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícia da Comissão dos Movimentos Eclesiais e Novas Formas de Vida Cristã

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.