>
>
>
O SEMEADOR | Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 37 – 28/12/2025

SEMEADOR Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 36 – 21/12/2025 Sagrada Família de Jesus, Maria e José “Depois que

O SEMEADOR | Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 37 – 28/12/2025

SEMEADOR

Semanário Bíblico-Pastoral – Ano 1 – Número 36 – 21/12/2025

Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”. 

Mateus 2,13-15.19-23

A liturgia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José nos convida a contemplar o mistério de um lar simples, cheio de fé e de obediência à vontade de Deus. O evangelho de Mateus nos apresenta José, o homem justo, que escuta a voz divina em sonhos e, com coragem e prontidão, conduz Maria e o Menino Jesus para o Egito, fugindo da ameaça de Herodes. É uma cena de cuidado, responsabilidade e confiança em Deus — virtudes que iluminam também a missão dos educadores.

Assim como José e Maria foram guardiões da vida e do crescimento de Jesus, os educadores são chamados a serem guardiões da esperança nos corações dos seus alunos. Educar é, em muitos aspectos, uma peregrinação semelhante à de José: exige escuta, discernimento e fé em meio às incertezas. Cada estudante traz consigo um “Menino Jesus” a ser protegido, cultivado e ajudado a crescer em sabedoria, graça e humanidade.

A família de Nazaré ensina que a verdadeira educação acontece em ambiente de amor, acolhimento e exemplo. Maria, com sua ternura e silêncio contemplativo, e José, com sua firmeza e trabalho diário, revelam que educar é muito mais do que transmitir conhecimento — é formar pessoas, despertar valores, nutrir sonhos e acompanhar processos de crescimento.

Diante dos desafios atuais — violência, desvalorização humana, desigualdades — o educador é chamado a ser como José: presente, firme e confiante, mesmo quando o caminho o conduz ao “Egito” das dificuldades. E como Maria: mãe, amiga, confidente, que guarda no coração as experiências e acredita na ação de Deus mesmo quando não compreende tudo.

Que a Sagrada Família inspire nossos educadores a viver sua vocação com fé e ternura, fazendo da escola um verdadeiro lar de acolhida e crescimento. Que Jesus, Maria e José caminhem conosco e nos ajudem a compreender que educar é também um ato de amor e fé, um serviço à vida e à construção do Reino de Deus.

“Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe” (Mt 2,13). Que esta ordem ressoe no coração de todo educador como um convite a cuidar, proteger e fazer florescer a vida confiada às suas mãos. 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícia da Comissão da Dimensão Sócio Transformadora

Arquidiocese

Notícia da Comissão dos Movimentos Eclesiais e Novas Formas de Vida Cristã

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.