>
>
Padre Marcos Paulo Honório, da Catedral de Curitiba, é anunciado o novo secretário executivo da CNBB Sul 2

Padre Marcos Paulo Honório da Silva pertence ao clero da arquidiocese de Curitiba e assumirá a função em meados de

Padre Marcos Paulo Honório, da Catedral de Curitiba, é anunciado o novo secretário executivo da CNBB Sul 2

Padre Marcos Paulo Honório da Silva pertence ao clero da arquidiocese de Curitiba e assumirá a função em meados de julho

Na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, a presidência do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou o nome do novo secretário executivo. O escolhido para a função, para o próximo quadriênio, é o padre Marcos Paulo Honório da Silva, do clero da arquidiocese de Curitiba. Atualmente, ele é pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz. 

Da esquerda: Padre Valdecir, Dom Geremias e Padre Marcos

A definição ocorre após deliberação do episcopado paranaense. Durante a Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada em março de 2026, na diocese de Ponta Grossa, foi aprovada a saída do padre Valdecir Badzinski, que exercia a função desde julho de 2018. Com o término do contrato se aproximando, o bispo diocesano do padre Valdecir, dom Amilton Manoel da Silva, solicitou seu retorno à diocese de Guarapuava. A partir disso, os bispos iniciaram o processo de discernimento para a escolha do sucessor. 

De acordo com o arcebispo de Londrina e presidente do Regional, dom Geremias Steinmetz, a mudança segue o que prevê o estatuto. “O secretário executivo, que no Regional é sempre um padre, é nomeado pela presidência por um período determinado. Ao término desse tempo, o contrato pode ou não ser renovado. Trata-se de um processo marcado pela oração e pelo diálogo fraterno entre os bispos, bem como com o bispo do padre escolhido. Como toda mudança na Igreja, confiamos, antes de tudo, na ação do Espírito Santo”, afirmou. 

Sobre quais critérios foram considerados para a escolha, dom Geremias enfatizou que os bispos esperam que seja alguém que possa dar continuidade ao trabalho. “O nosso Regional tem uma caminhada pastoral e sinodal muito consolidada, de crescimento constante. Desejamos que o padre Marcos possa dar continuidade e aperfeiçoar tudo que já foi realizado”, disse ele.  

Com o anúncio, tem início o período de transição, que não será imediato. Padre Valdecir seguirá à frente da gestão do Regional, acompanhando o novo secretário executivo até que possa assumir plenamente a função. A previsão é de que a transição seja concluída em meados de julho. 

Primeira visita ao Regional 

Após o anúncio da nomeação, padre Marcos esteve, pela primeira vez na sede do Regional Sul 2 da CNBB, para uma reunião com dom Geremias (de forma remota), padre Valdecir e os colaboradores. O encontro foi marcado por um clima de fraternidade, acolhida e conhecimento entre o novo gestor e a equipe, e marca o início da fase de transição.  

Com os colaboradores do Regional

Com palavras de acolhida, dom Geremias expressou sua gratidão ao padre Marcos por ter aceitado a nomeação, recordou o processo de discernimento para sua escolha, e falou sobre a caminhada que o Regional tem realizado. O arcebispo ressaltou ainda que a escolha enfatiza o desejo do episcopado de que o Regional continue sua caminhada missionária de evangelização.  

Padre Marcos afirmou que nunca disse não a um chamado da Igreja e que assume esse novo serviço com temor e tremor. “Coloco sempre a confiança em Deus. É ele que vai a frente, conduzindo nossos caminhos. Vamos tentar dar o melhor para que a Igreja no Paraná seja conhecida e amada e o Reino de Deus se instaure no meio de nós, afirmou padre Marcos. 

Dentro desse processo de transição, já está definida a participação do padre Marcos na Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP), e também na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral, no dia 11 de maio, em Curitiba.   

__
Por
Karina de Carvalho Nadal
Jornalista da CNBB Sul 2

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícia da Comissão da Dimensão Sócio Transformadora

27 de agosto de 2026

Notícia da Comissão da Dimensão Missionária

26 de agosto de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.