Paróquia do Santíssimo Sacramento: 55 anos de fé, amor e serviço

A Paróquia do Santíssimo Sacramento, localizada no bairro Água Verde, completou 55 anos de sua fundação no dia 21 de setembro de 2022.

Para celebrar a data, a comunidade preparou uma semana repleta de festividades e adoração ao padroeiro, que nada mais é do que o próprio Jesus Sacramentado.

Como o salão de eventos da paróquia está em reforma, no último domingo (18) os paroquianos foram até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida para um momento de confraternização durante o almoço festivo. Confira algumas fotos:

História

Tudo começou no ano de 1912, quando a Mitra de Curitiba comprou uma área de 75.900 m² para a construção do palácio Episcopal e Mitra. Entretanto, Dom João Francisco Braga preferiu construí-lo no centro, na Avenida Jaime Reis, 369.

Alguns anos depois, em 1956, o arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux ofereceu uma área do terreno para as Irmãs Servas do Santíssimo Sacramento Contemplativas, para que construíssem o seu mosteiro. Porém, um lote foi reservado para a futura casa paroquial.

Em seus escritos, o arcebispo emérito Dom Pedro Fedalto, continua o relato:

 

“Toda a área foi vendida por Dom Manuel para comprar uma ampla área no Mossunguê, para continuar a construção do Centro de Espiritualidade e Evangelização, que começou com as Filhas de Maria em 1961 e foi entregue à Mitra em 1968, e para maior parte da construção do Seminário São José em Orleans, iniciado em 1957 e inaugurado em 1968.

As Irmãs Sacramentinas construíram o mosteiro, inaugurado a 1º. de dezembro de 1956, com pequena Capela para Adoração, com capacidade de mais ou menos 60 pessoas.

No dia 12 de junho de 1960, com maior participação de adoradores do lugar, iniciaram a construção da ampla Capela, abençoada por Dom Manuel da Silveira D’ Elboux, a 03 maio de 1964.

Tendo crescido muito a população, Dom Manuel, por iniciativa própria, fundou a Paróquia, em 21 de setembro de 1967, e instalando-a, no dia primeiro de outubro.

Para dar liberdade ao pároco de usar a Capela para a matriz, missas, batizados e casamentos, restauraram a Capela primitiva a 09 de dezembro de 1999, que continua funcionando até hoje.

Não podia ser melhor a iniciativa de Dom Manuel de fundar a Paróquia Santíssimo Sacramento, havendo população e até Igreja para Matriz.”

 

O atual pároco, padre Pedro César Pereira, que também exerce a função de Reitor do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, conta que a paróquia é marcada por uma história de fé, amor e serviço a Jesus Cristo.

O primeiro pároco – padre Simão Tadeu Kalinowski – tomou posse no 27 de setembro de 1967 e depois dele, muitas pessoas colaboraram com o serviço evangelizador, sempre destacando o amor a Eucaristia e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Padre Pedro cita e agradece os irmãos no sacerdócio que ajudaram a construir essa bela história da comunidade: Pe. João Ceconello, Pe. Manuel Villela, Pe. Celso Marchiori (atualmente Dom Celso, bispo de São José dos Pinhais), Pe. Idenando Ramos (já falecido), Pe. Fábio Endler e Pe. Osmair Prestes. E finaliza:

“Que o Santíssimo Sacramento seja adorado e amado. Que a Eucaristia seja o alimento e força para nossa caminhada.”

__

Com informações da PASCOM da Paróquia do Santíssimo Sacramento.