Neste mês de setembro, o Santo Padre nos chama a rezar pelo grito da Terra, que está “com febre e doente”, e a cuidar do nosso Planeta com responsabilidade e amor. Como cristãos, somos convidados a refletir sobre o estado de nosso meio ambiente e a adotar uma postura de cuidado e compromisso com a criação de Deus. Este é um momento para rezarmos juntos e tomarmos ações concretas para proteger a Terra e suas riquezas:
“Aqui estou meu irmão, minha irmã, para convidá-lo a orar com o Papa nas suas intenções. Pelas mesmas grandes causas em favor das quais ele ora todos os dias. E para este mês de setembro, assim propõe o Papa: orar solidariamente em em favor do mundo criado. Vamos rezar pelo grito da terra.
Você viu quantas notícias encontramos todos os dias? Notícias marcadas por fatos, acidentes e agressões ao meio ambiente? Quanto tempo sem chuva? Quantos incêndios? Quantas explorações inadequadas do solo? Quanta poluição da água? Da terra? Do mar? Tudo isso se volta contra a própria humanidade, contra a casa comum. E é uma crise sem precedentes. Nunca a Terra foi tão agredida quanto nos dias atuais.
Não é apenas uma consciência cívica, mas respeito pelo mundo criado, no qual o Criador nos colocou para vivermos a fraternidade. Especialmente a crise hídrica, mas existência de modo muito singular, aliás: muita gente sem ter água para beber. Não é apenas uma questão material, é um tema profundamente espiritual. Se faltar solidariedade, não se pode dizer que somos um povo que crê.
Vamos rezar como o Papa em favor das grandes causas do meio ambiente do mundo criado”.
__
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba
No mês de agosto, o Papa propôs nas suas intenções que os nossos líderes políticos estejam a serviço do seu povo. Clicando aqui você pode ter acesso à mensagem completa, trazida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo.