>
>
1º DE MAIO: Entidades preparam doações de alimentos, gás e mutirão de agrofloresta em Curitiba

Ação será neste sábado (1º), das 7h às 13h, no Sabará, região sul da capital. Entidades, movimentos sociais e sindicatos

1º DE MAIO: Entidades preparam doações de alimentos, gás e mutirão de agrofloresta em Curitiba

Ação será neste sábado (1º), das 7h às 13h, no Sabará, região sul da capital. Entidades, movimentos sociais e sindicatos participam da iniciativa.

As doações serão feitas no dia do trabalhador, 1° de maio (Imagem: Divulgação)
As doações serão feitas no dia do trabalhador, 1° de maio (Imagem: Divulgação)

Uma ação solidária, de trabalhadores para trabalhadores. Esta será a marca do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 1º de maio, deste ano no Sabará, em Curitiba. Cerca de 500 cestas de alimentos e 100 cargas de gás serão doadas a famílias em situação de vulnerabilidade do bairro da região sul da capital. No mesmo dia, um mutirão de plantio vai marcar a inauguração da agrofloresta Papa Francisco, no Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI).

Batizada como “Plantar solidariedade para defender a vida”, a atividade une entidades, movimentos sociais e sindicatos em solidariedade a quem mais precisa neste período de crise econômica e de saúde pública.

Participam da ação o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM) – mantenedora do CISDIMI -; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Sindicatos dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (PR/SC); APP Sindicato/Núcleos Curitiba Norte e Sul; Partido dos Trabalhadores do Paraná; Coletivo Marmitas da Terra; Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR); Comissão da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba e Produtos da Terra.

Os alimentos partilhados por famílias do MST virão dos acampamentos Emiliano Zapata, de Ponta Grossa; Maria Rosa do Contestado, de Castro; Reduto de Caraguatá, de Paula Freitas; José Lutzenberger, de Antonina; e assentamento Contestado, da Lapa.

A montagem das cestas e a preparação da área da agrofloresta serão nesta quinta e sexta-feira, no CISDIMI. Toda a ação seguirá os protocolos de proteção contra a Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e sem aglomeração.

Por comida, vacina e saúde
Neste 1º de maio, os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil têm pouco a comemorar. São mais de 14,200 milhões desempregados e 6 milhões de desalentados (que desistiram de procurar emprego) – os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Já a população que está fora da força de trabalho soma 76,377 milhões.

Se a falta de trabalho é uma realidade para quase metade da população, a fome também é alarmante. Pelo menos 19 milhões de brasileiros passam fome e 116,8 milhões de pessoas, mais da metade dos domicílios no país, enfrentam algum grau de insegurança alimentar. A pesquisa é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgada no início de abril.

Por outro lado, a gravidade da pandemia exige ainda mais o distanciamento social para a prevenção contra a Covid-19. Somado ao gesto de solidariedade, a ação deste sábado também cobra o direito à vacinação já e para toda a população, a defesa do SUS e o auxílio emergencial de R$ 600 para cada trabalhador sem renda.

Também serão doados alimentos a necessitados (Imagem: Divulgação)
Também serão doados alimentos a necessitados (Imagem: Divulgação)

Serviço:
>> Sábado, 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora,
das 7h30 às 13h.
>> Local: Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI)
Rua Carlos Eduardo Martins Mercer, 191, Bairro São Miguel.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

21 de junho de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.