>
>
12 de outubro: programação das paróquias de Nossa Senhora Aparecida em Curitiba

Em 12 de outubro celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, uma data muita devoção mariana. Esta

12 de outubro: programação das paróquias de Nossa Senhora Aparecida em Curitiba

Nossa Senhora Aparecida — Foto: Santuário Nacional
Nossa Senhora Aparecida — Foto: Santuário Nacional

Em 12 de outubro celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, uma data muita devoção mariana. Esta designação da Santa Maria explica-se a seguir: “Nossa Senhora”, pois a Virgem Maria é piedosamente aclamada de correndentora, ao lado do redentor, Jesus Cristo, “nosso Senhor”. A palavra Aparecida não é nome próprio; trata-se do particípio passado do verbo aparecer, uma vez que no ano de 1717, durante uma famosa pesca no Rio Paraíba, apareceu na rede uma estatueta de Maria santíssima e os pescadores levaram a “Imagem Aparecida” para suas casas, inciando peregrinações e a devoção. Conheça a história da aparição aqui. (fonte: A12: Edson L. Sampel / Membro da Academia Marial de Aparecida ).

No dia da padroeira, as diversas paróquias na Arquidiocese de Curitiba, assim como em todo Brasil, celebram missas em honra a Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação em sua paróquia.

Reunimos a seguir as atividades previstas nas cinco paróquias da Arquidiocese de Curitiba que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Seminário
Av. Nossa Aparecida, 1637 – Seminário, Curitiba
Fone: (41) 3274-3477

08h00 – Missa
10h00 – Missa
11h00 às 12h30 – Benção dos carros no pátio com a imagem da Padroeira
14h às 17h – Paróquia fica aberta para visitação para oração individual, com controle de entrada
18h00 – Terço em intenção pelas crianças (apenas online)
19h00 – Missa

Como participar das missas: Ao vivo pelo facebook: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Seminário. Participação presencial com limite de lugares – é necessário realizar reserva antecipada com a secretaria (41) 3274-3477.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba
Rua Capitão Leônidas Marques, 1845 – Uberaba, Curitiba
Fone: (41) 3369-2143
08h00 – Missa
09h30 – Mil Ave Maria
10h30 – Missa com Consagração a Nossa Senhora para crianças
12h00 – Retirada do almoço festivo. Aquisição até sábado (10) na secretaria.
15h00 – Missa Solene
16h30 – Carreata com a imagem da Padroeira e bênção dos motoristas e passageiros no retorno

Como participar das missas: Ao vivo pelas redes sociais da Paróquia – Youtube/Facebook/ Instagram: “AparecidaCuritiba”. Participação presencial com limite de lugar, por ordem de chegada.


Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais
Rua Rio Iguaçu, 360 – Pinhais
Fone: (41) 3668-8344
7h30 – Missa
10h00 – Missa
11h30 – Carreata com a imagem da Padroeira pelas ruas do bairro, com benção dos carros.

Como participar das missas: Ao vivo pelas redes sociais da paróquia: Youtube ‘Tv Aparecida Pinhais’ / Facebook Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais. Participação presencial com limite de lugares apenas para quem tiver senha –  é necessário retirar senha no sábado (10), das 9h às 12h e 13h às 18h30.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo
Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435 – Campo Largo
Fone: (41) 3032-3065
9h45 Benção de veículos
10h00 Missa
11h00 entrega do almoço festivo. Adquirir antecipadamente até sexta na secretaria.

Como participar da missa: Ao vivo, pelo facebook da paróquia – Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo. A participação presencial é com limite de lugares, apenas para quem tiver a senha (esgotadas).


Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro
Rua das Camélias, 400 – Campo Magro
Fone: (41) 3677-8617

9h00: Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo
10h00: Carreata com a imagem da Santa pelas ruas do bairro e bênção dos carros.
12h00: Almoço para retirada. Aquisição do almoço até quinta (8) na secretaria

Como Participar da Missa: Ao vivo pelo Facebook da Paróquia: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro. Participação presencial com limite de lugares, por ordem de chegada.


* Em todas missas com participação presencial seguem-se as orientações de prevenção das autoridades sanitárias, incluindo o limite de lugares, o distanciamento entre os lugares que estarão demarcados em cada igreja e o uso obrigatório de máscara. Idosos e outros grupos de risco são orientados a participar apenas pelos meios de comunicação.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.