>
>
Aviso de Pauta: 18/02 – Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”

A Campanha da Fraternidade (CF) 2026 da Igreja no Brasil será lançada em Curitiba em uma Coletiva de Imprensa na

Aviso de Pauta: 18/02 – Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”

A Campanha da Fraternidade (CF) 2026 da Igreja no Brasil será lançada em Curitiba em uma Coletiva de Imprensa na próxima semana. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a campanha convida toda a Arquidiocese a refletir sobre o direito à moradia digna e o compromisso cristão com uma sociedade mais justa e acolhedora.

Coletiva de Imprensa – CF 2026

18 de fevereiro de 2026
10h – Coletiva de Imprensa
Salão Nobre – Cúria Metropolitana de Curitiba

12hMissa de Abertura da Campanha da Fraternidade
Catedral Metropolitana de Curitiba
Presidida por Dom José Antônio Peruzzo

Uma campanha com mais de 60 anos

Realizada anualmente durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade é uma das principais iniciativas evangelizadoras e sociais da Igreja no Brasil, promovendo reflexão, oração e atitudes concretas em favor dos mais vulneráveis. Em suas mais de seis décadas de história, a CF tem unido fé, solidariedade e compromisso social em torno de temas que nos chamam a viver o Evangelho no cotidiano.

Fraternidade e Moradia: um chamado à fé em ação

Para 2026, o tema “Fraternidade e Moradia” coloca no centro o direito à moradia digna, um desafio social ainda presente no Brasil. Embora garantido na Constituição, milhões de brasileiros vivem sem casa ou em condições de habitação precárias — realidade que exige atenção e compromisso de toda a sociedade e da comunidade cristã.

O lema da Campanha, “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), ilumina a reflexão teológica do projeto: Jesus se fez verdadeiramente humano, compartilhando da nossa condição e mostrando que o direito a um lar digno é parte essencial da vida em comunidade e da dignidade humana.

Fundo Diocesano de Solidariedade – edital e inscrições

No mesmo dia da Coletiva de Imprensa, será oficialmente aberto o edital do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), vinculando a ação ao rosto concreto da campanha. O Fundo Diocesano de Solidariedade, formado pelos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos, tem como objetivo apoiar projetos sociais que combatam a exclusão e promovam a justiça social, segundo os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano. As inscrições serão abertas no dia 18 de fevereiro, e a coleta do Domingo de Ramos — que alimenta esse fundo — será realizada no dia 29 de março. Em 2025 foram 17 projetos selecionados (veja lista aqui).

__________________

Com informações CNBB.ORG.BR

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.