Mais de mil catequistas estiveram reunidos no último domingo (25) no auditório do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR) para refletirem acerca do tema: “Catequistas, artesãos do amor de Deus”.
Embora o dia tenha amanhecido nublado e chuvoso, a alegria e o calor humano tomaram conta de todos os participantes do I Congresso Arquidiocesano de Catequistas, conforme afirmou a catequista Selma Coutinho:
“Que dia foi esse, povo de Deus! Saímos no escuro do amanhecer e retornamos no escuro do anoitecer com o sentimento de que valeu a pena cada minuto vivido e com o desejo de que poderia adentrar a noite porque estava tudo lindo, perfeito e agradável. Gratidão a Deus e a todos os que nos proporcionaram esse dia especial e que jamais será esquecido.”
O momento inicial foi conduzido pelo músico Daniel Garcia, seguido da calorosa acolhida do padre Luciano Tokarski, coordenador da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, que em sua fala destacou um trecho do Novo Diretório para a Catequese:
“Por isso, a Igreja tem em conta que o anúncio do Ressuscitado, para chegar ao coração humano, deve resplandecer de bondade, de verdade e de beleza. Neste sentido, é necessário ‘que toda a catequese preste especial atenção à via da beleza” (n. 108, Diretório para a Catequese).
Ainda no começo da manhã, a emoção tomou conta dos participantes ao refletirem sobre o Batismo na Celebração da Palavra conduzida pelo seminarista e teólogo Michael Muraro.
Palestras
As palestras magnas do evento foram conduzidas pelos renomados Moisés Sbardelotto e padre Rafael Solano. O primeiro, falou sobre um tema super atual no que se refere ao envolvimento do catequista com a cultura digital e enfatizou a missão do catequista como formador na fé.
Moisés citou inúmeros documentos da Igreja e recomendou seu mais novo livro: “Comunicar a Fé: Por quê? Para quê? Com quem?”, no qual reflete sobre a ação pastoral em tempos midiáticos. Ele ficou à disposição dos catequistas para um momento de fotos e autógrafos.
“O Moisés trouxe muito conhecimento e o entendimento sobre como podemos usar a internet a nosso favor na catequese, inculturando a rede ao nosso dia a dia como ferramenta de evangelização.” (Depoimento do catequista Fernando Bonato)
No período da tarde, o padre Rafael Solano falou sobre afetividade e sexualidade, temas muito importantes para quem trabalha com crianças e adolescentes, no âmbito catequético. Apesar de os assuntos serem considerados “tabu” pela sociedade, o sacerdote conseguiu passar a mensagem de forma leve e descontraída.
“A palestra que mais prendeu a minha atenção foi sobre a sexualidade e o quanto as palavras do padre Rafael Solano me abriram a mente quanto ao agir e responder aos jovens sobre essa questão, na catequese.” (Depoimento da catequista Vanessa Moreira de Souza)
Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também marcou presença no evento. Como mensagem, ele deixou o texto de Filipenses 1,3: “Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós” e acrescentou: “Não tenham medo de chamar Deus de ‘meu’, pois não se trata de um vocativo de posse, mas traz a certeza de que Ele caminha ao seu lado.”
Apresentações Culturais
Para contextualizar a beleza trazida pelo Diretório na fala inicial do padre Luciano, a Orquestra e Coro Magistral Luz dos Pinhais fez uma magnífica apresentação de músicas sacras. Duas integrantes da Orquestra que são catequizandas, testemunharam o quanto é gratificante levar a Palavra de Deus através da música.

Após o almoço, uma peça de teatro sobre a vida de São José de Anchieta, encenada pelo Grupo Lanteri, chamou a atenção dos congressistas. O santo foi considerado o patrono dos catequistas do Brasil em 2015.
“A orquestra e a peça de teatro foram sensacionais e mostraram como é grande a oportunidade de evangelizar através da arte e da música, de forma simples e bela.” (Depoimento da catequista Angelita, da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo)
Confira AQUI o álbum completo de fotos de evento!
__
Por
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba
FOTOS: Yasmin Gasparini