Dom Adenis Roberto participou do “Encontro dos Bispos de Recente Nomeação” em Brasília

Do Paraná, participou do encontro dom Adenis Roberto de Oliveira, nomeado em 28 de fevereiro deste ano.

Ao longo dessa semana, de 1º a 5 de julho, 22 bispos, nomeados entre setembro de 2023 e junho deste ano, estiveram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), participando do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação. 

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, participaram da abertura do encontro. 

O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, destaca que o objetivo é oferecer a oportunidade para que os novos bispos conheçam a Conferência, reflitam sobre a missão própria do bispo e também o que significa a colegialidade episcopal e a pertença à uma Conferência. 

“O encontro também favorece, de modo muito particular, a partilha, a oração, a convivência e a reflexão de modo que os bispos possam se sentir verdadeiramente animados para a sua missão”, disse dom Ângelo. 

Temas e visitas 

Nos cinco dias de encontro, os bispos aprofundaram os seguintes temas: a organização da CNBB, o bispo e a sua missão, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), saúde integral, o bispo no código de direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão eclesial. 

Eles também realizaram visitas à Nunciatura Apostólica do Brasil e a organismos vinculados à CNBB, como o Centro Cultural Missionário, a Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontifícias Obras Missionárias. 

Bispo de nomeação recente no Paraná 

Dom Adenis | Foto: Luís Lopes – ASCOM CNBB

Entre os 22 bispos, participou do encontro, o bispo auxiliar de Curitiba, dom Adenis Roberto de Oliveira. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 28 de fevereiro, e ordenado bispo no dia 11 de maio, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Vargem Bonita (SC), que pertence à diocese de Joaçaba (SC), sua cidade terra natal.   

Para dom Adenis, o encontro foi um momento muito importante de aprofundamento da missão episcopal e de convivência fraterna com outros bispos nomeados recentemente.  

“O tempo do encontro foi muito importante para um conhecimento maior sobre a realidade da CNBB. Tivemos muitas indicações práticas para o ministério episcopal. Além da convivência fraterna com os irmãos, que foram nomeados bispos recentemente e também estão no início do ministério. O encontro foi como o índice de um trabalho acadêmico, uma introdução, na qual foram apostadas as linhas gerais daquilo que precisamos desenvolver depois. Tivemos uma visão geral e muito importante do ministério episcopal”, contou dom Adenis.  

__

Por
CNBB