O arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, 96 anos, recebeu uma homenagem nesta terça-feira (24/1). O religioso foi presenteado com um retrato em óleo sobre tela, de autoria do artista André Luiz Pinto dos Santos.
A entrega aconteceu no Seminário Diocesano São José, no Orleans, onde Dom Pedro reside atualmente, e contou com as presenças do autor do quadro e do prefeito Rafael Greca.
“Estamos aqui com o arcebispo emérito de Curitiba Dom Pedro Fedalto, historiador e ilustre prelado da Igreja Católica. Ele acabou de ser presenteado pelo artista André Luiz com um belíssimo retrato a óleo. Esse quadro irá para o acervo do patrimônio cultural da Igreja de Curitiba e do Paraná como memória desse homem que é grande, é nosso e é tão querido”, disse Greca.
Personalidade inspiradora
O artista André Luiz, que é também professor de arte da Uninter e do Colégio Marista Paranaense, disse que Dom Pedro Fedalto sempre foi para ele uma personalidade inspiradora.
“Eu morava perto da Catedral Basílica e desde pequeno ouvia falar de Dom Pedro, mais tarde conheci a sua obra como arcebispo e resolvi fazer o retrato como uma homenagem pela sua trajetória”, explicou o artista.
A obra tem as dimensões de 40cm x 50cm e será fixada na parede dos aposentos do Dom Pedro, dividindo espaço com outros religiosos.
Gratidão e livros
De nacionalidade brasileira e descendência italiana, Dom Pedro Fedalto nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo. O religioso ficou muito contente com a homenagem que recebeu.
“É um quadro bonito, gostei muito do trabalho e só tenho agradecer por tamanha gentileza”, comentou o arcebispo emérito.
Ele retribuiu o presente entregando exemplares do livro de sua autoria Reminiscências, ao prefeito e para o autor do quadro. O prefeito também ganhou um exemplar de A História da Igreja no Paraná, também de autoria do religioso.
História e realizações
Dom Pedro Fedalto foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de Dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.
Durante os 33 anos de episcopado, dom Pedro Fedalto criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, acolheu congregações femininas e masculinas e foram construídas 47 igrejas.
Presenças
Participaram também da entrega do quadro a Dom Pedro Fedalto, o monsenhor Francisco Fabris; o reitor do Seminário Diocesano São José, padre Osmair Prestes; o reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, padre Fabiano Pinto; o diretor do Colégio Arquidiocesano, Rodrigo Marchiori; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza.
__
FONTE: Prefeitura Municipal de Curitiba
FOTOS: José Fernando Ogura/Secretaria Municipal de Comunicação Social.