No dia 13 de março, às 19h, na Cúria metropolitana, aconteceu a primeira etapa de formação da Escola de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski, da Arquidiocese de Curitiba. Escola de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski:https://arquidiocesedecuritiba.org.br/escola-arquidiocesana-de-formacao-fe-politica-dom-ladislau-biernaski/ )
Nesta primeira etapa da Escola nosso objetivo foi acolher e conhecer os novos participantes, assim como apresentar a Escola, as próximas etapas, seu conteúdo e metodologia.
A riqueza deste encontro destacou-se pela diversidade dos participantes, que vem das Cebs, Pastorais Sociais, Cecopam, Paróquias, Cebi e Câmara Municipal.
A metodologia buscou aprofundar a seguinte reflexão: “A vida de uma pessoa fala mais sobre sua fé do que aquilo que ela pensa ou diz sobre Deus”, e “A maneira como alguém cumpre a tarefa de ser humano diz muito sobre o tipo de pessoa que é e o tipo de fé que inspira e informa sua própria vida”. Esta reflexão teve como base o livro do teólogo Tomás Halík, O entardecer do cristianismo (Petrópolis, RJ: Vozes, 2023, p. 20).
Entre as expectativas dos participantes destacamos: que a Escola se fortaleça e avance para outros setores e que também sejam fortalecidas nossas esperanças em relação à boa Política; exercício de escuta e valorização da dimensão fé–política; formação de novas lideranças; aprofundar a fé; aprendizado; adquirir maior conhecimento; continuidade da Escola; trocar experiências e metodologias para enfrentar nosso mundo, que é injusto e desigual, etc.
Nesta mesma data também rezamos e celebramos pelo 12º ano do Pontificado do Papa Francisco e pelo restabelecimento de sua saúde. O Papa Francisco apresenta ao mundo uma mensagem aberta de esperança, de confiança na capacidade do homem de escapar do impulso do mal e abraçar o caminho do bem; ensina-nos que o homem deve fortalecer seus recursos de empatia, inspirando-se na imagem de um Deus que se deixa envolver.
A Escola recebeu o nome de Dom Ladislau Biernaski como forma de prestar homenagem à sua trajetória e caminhada como pastor junto às pastorais sociais e à Igreja de Curitiba e Região Metropolitana.
Dom Ladislau era vicentino da Congregação da Missão, admitido no seminário em 1955 e ordenado presbítero em 1963, foi diretor do Seminário Menor e provincial. Nascido em Campo Magro, à época distrito de Almirante Tamandaré, em 24 de outubro de 1937, portanto brasileiro e descendente de poloneses. Ordenado bispo em maio de 1979, o seu ministério episcopal foi marcado pela inteira dedicação à pastoral e ao povo. Esteve presente e atuante de 1979 até 2006, como bispo auxiliar de Curitiba (PR). Acompanhou a Pastoral Operária e a Comissão Pastoral da Terra, da qual foi vice-presidente de 1997 a 2003 e presidente nacional (2007). Acompanhou também a Pastoral Carcerária e a Pastoral do Menor. Prestou relevantes serviços no Regional Sul 2 da CNBB. Foi o primeiro bispo da Diocese de São José dos Pinhais (2007-2012).
Estamos bastante animada/os e motivados para as próximas etapas que ocorrerão mensalmente até novembro – sempre nas quintas-feiras, das 18h30 às 21h, na cúria metropolitana. Para ver a programação completa, clique aqui. Escola de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski; https://arquidiocesedecuritiba.org.br/escola-de-formacao-fe-politica-dom-ladislau-biernaski-da-arquidiocese-de-curitiba-2025-esta-com-as-inscricoes-abertas/ )
Marli Apda. de Oliveira Gonçalves