Evangelizando e musicando: o poder da música na evangelização dos cristãos.

A música desperta diferentes emoções. Uma mesma canção influenciará pessoas em formas distintas.

Para uns, fluirá o sentimento de prazer e alegria. Para outros, uma imensa melancolia e tristeza serão acionadas, ou por antigas lembranças ou por fatos associativos à memórias afetivas. O efeito da música sobre os seres vivos é transformador, proporcionando experienciar diferentes sensações e emoções. Esta forte influência musical, ocasiona respostas fisiológicas nos seres humanos, podendo modificar as batidas do coração, relaxar ou irritar a mente   e também alterar o ritmo respiratório. Por tantos efeitos comprovados que agem diretamente sobre todos nós, a música é forte aliada na evangelização, igualmente à oração. “Quem canta, reza duas vezes” (Santo Agostinho). Portanto, sua importância para a liturgia, é significativa e essencial. Então, como evangelizar por meio da música?

A música é uma forma preciosa de louvor. A Sagrada Escritura apresenta em vários de seus livros, sua importância e apreço de Deus:

“Regozijai-vos no Senhor, vós  justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Salmos 33:1-3). “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério”. (Salmos 81:1-2). Nas atividades da igreja, na Santa Missa, em encontros e retiros, em grupos de oração, a música deve ser usada como revelação de adoração e louvor, agradecimento e  afirmação da misericórdia e amor de Deus por nós. Os cânticos de louvor expressam a alegria, gratidão a Deus e reconhecimento de sua imensidão divina.

Para que toda a comunidade esteja inserida neste processo, os ministérios de música devem acolher os talentos musicais individuais da igreja; cantores, instrumentistas ou pessoas em formação musical. Estas pessoas devem compor a pastoral do canto. Os jovens apresentam papel fundamental na evangelização, por meio da música, da alegria, da fraternidade e principalmente por meio da oração. O salmista recomenda alegria, a mesma atitude manifestada por quem tem prazer em estar entre os irmãos em união (Sl 133:1).

O apóstolo Paulo, recomenda que cante-se com júbilo e arte, sem fingimento de santidade. O apóstolo orienta-nos para que louvemos com o coração verdadeiro, permeado de gratidão. Ele indica que devemos nos submeter, sempre por meio do temor à Cristo. É uma experiência transcendental ouvir a comunidade unida, cantando e louvando a Deus. A igreja estremece em unção! Unidos pelo amor em Cristo, cada um revela por pensamentos, por emoções, por movimentos corporais, o que a letra do cântico proporciona, neste momento sagrado.

A escolha do repertório de músicas para a missa, não é tarefa fácil! Em postura de oração e pedindo discernimento ao Espírito Santo, deve-se seguir a liturgia do dia e selecionar com critério compositores exímios que abordem a glória e santidade de Deus. Para saber se a música escolhida para a missa ou outras atividades religiosas está evangelizando sua comunidade, realize algumas reflexões:

  • Esta música nos leva e revela a presença de Deus?
  • Esta música leva-nos a uma verdadeira adoração?
  • Esta música proporciona sentimentos e ações de cura espiritual, libertação e transformação de vidas?
  • Esta música é divina? Músicas de adoração revelam o único que é digno de ser adorado: Jesus.

Como músicos evangelizadores, educadores e catequistas cristãos, temos a responsabilidade em levar para as comunidades a música com beleza, poder e unção.

Que Deus abençoe o trilhar dos músicos em sua missão evangelizadora e que Santa Cecília , rogue por nós !

 

Cristiane Lieuthier é cantora católica e coordenadora dos ministérios de música da Paróquia Imaculada Conceição.

 Mestranda em Teorias Literárias, Especialista em Gestão Escolar e Catequética. Graduada em Pedagogia. Professora do Bacharelado em Teologia: Doutrina Católica do Centro Universitário Internacional -UNINTER. Coordenadora e Orientadora Educacional.