Missa pela Páscoa de Papa Francisco lota Catedral em Curitiba

Com a Catedral Basílica de Curitiba lotada, o arcebispo metropolitano dom José Antonio Peruzzo presidiu a Missa pela Páscoa de Papa Francisco ao meio-dia desta segunda-feira (21), que teve a presença também do bispo auxiliar dom Reginei Modolo e de padres arquidiocesanos. Dom Peruzzo disse que Francisco tornou a figura do Papa acessível, próxima do povo, que demonstrou desde o início a compaixão pelos que mais precisam de Deus e da Igreja.

“Ele sempre surpreendeu, com toda sua simplicidade, desde que usava transporte coletivo em Buenos Aires ou quando deixou a cerimônia do lava-pés na Basílica de São Pedro e foi até uma penitenciária”, lembrou dom Peruzzo. “Sempre buscou se aproximar do povo, foi natural essa proximidade do pontífice com o povo. Ele veio bater perna junto com os que batem perna”, acrescentou o arcebispo.

Dom Reginei disse que Papa Francisco foi um homem de Deus, que teve grandes preocupações, fez reformas e mudanças para tornar a Igreja mais simples, mais próxima das pessoas, de forma a corresponder às demandas da atualidade. “Foi um homem preocupado com a paz, com a casa comum, com as pessoas que vivem nas periferias e as que sofrem com a pobreza interior também”, destacou.

O bispo lembrou que a escolha do próximo pontífice passa pela discussão desses grandes temas aos quais Francisco deu respostas, como a paz, a pobreza, a ecologia e o uso da tecnologia, questões que devem ser evidenciadas no conclave a ser convocado para eleição do novo papa. “São temas que a igreja precisa acompanhar em sua dimensão espiritual e também como forma de orientar não só os católicos, mas toda a humanidade”, disse.

__
Por
Jornalista Sandra Nassar
Coordenadora da PASCOM Arquidiocesana