>
>
Pequeno Cotolengo recebe Dom Peruzzo, em celebração ao Corpus Christi

Comemorada no dia 16 de junho, a celebração cristã de Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que

Pequeno Cotolengo recebe Dom Peruzzo, em celebração ao Corpus Christi

Comemorada no dia 16 de junho, a celebração cristã de Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Para comemorar este dia, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, esteve no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo nesta última quinta-feira (9).

O evento contou com a participação de todos os funcionários da Organização e também dos assistidos atendidos, que residem na Organização. O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo acolhe 230 pessoas com múltiplas deficiências que estavam em situação de risco ou vulnerabilidade social.

A data de Corpus Christi é sempre comemorada exatamente 60 dias após a Páscoa e como tradição, é praticada a produção de tapetes que representem símbolos do catolicismo. No Pequeno Cotolengo, a celebração com o arcebispo contou com a passagem do Santíssimo Sacramento pelos tapetes feitos pela Escola Pequeno Cotolengo com os Assistidos, voluntários, por funcionários e por famílias da comunidade paroquial da Paróquia Santa Quitéria e Capela Nossa Senhora do Rosário, totalizando cerca de 400 metros de tapetes ao longo da Organização.

Corpus Christi 2022
(CRÉDITO: Assessoria de Imprensa do Pequeno Cotolengo)

Durante a procissão o arcebispo Dom Peruzzo, enfatizou a importância da Organização Pequeno Cotolengo. “Aqui viemos, nas vésperas de Corpus Christi viver aqui, a grande festa de fé que iremos celebrar na próxima semana. O Pequeno Cotolengo é um local de esperança. O que seriam dessas pessoas que não tivessem o Cotolengo para amá-las e cuidá-las?”, indagou o arcebispo.

Ao todo, a procissão contou com nove pontos de parada: Portaria, Lar São Francisco, Casas Lares, Lar Divina Providência, Escola/Lavanderia, Lar Anjo da Guarda/Unidade Santa Terezinha, Unidade Hospitalar São Luís Orione, Lar Maria de Nazaré e Capela Nossa Senhora do Rosário. Todas as paradas acontecerão nas dependências do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em que o Santíssimo ficou exposto para todos os presentes.

Na celebração, o presidente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, padre Renaldo Lopes, enfatizou sobre a preparação da celebração para com a comunidade paroquial, funcionários, voluntários e assistidos. “O Corpus Christi é um momento de comunhão, de fé. Agradecemos a todos que se dedicaram para que este dia acontecesse. Estávamos nos preparando há muito tempo para este momento”, comentou o presidente.

O evento contou com a participação da Banda Marcial da Polícia Militar e também da dupla Álvaro e Daniel, além da comunidade paroquial, funcionários, convidados e assistidos.

__

Por

Thais Camargo

Assessoria de Imprensa do Pequeno Cotolengo 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícia da Comissão da Comunicação

14 de julho de 2026

Notícias da Arquidiocese

14 de julho de 2026

Noticias do vicariato da educação

12 de julho de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.