>
>
Comunicação responsável e LGPD: live com advogada respondeu dúvidas de pasconeiros

Na noite de segunda-feira (7), a Pascom da Arquidiocese de Curitiba, o Setor e a Comissão de Comunicação da Arquidiocese

Comunicação responsável e LGPD: live com advogada respondeu dúvidas de pasconeiros

Na noite de segunda-feira (7), a Pascom da Arquidiocese de Curitiba, o Setor e a Comissão de Comunicação da Arquidiocese realizaram uma transmissão ao vivo no YouTube com o tema “Comunicação responsável no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”. A live foi conduzida pelo jornalista Luiz Fernando Hanysz, do Setor de Comunicação da Arquidiocese, e contou com a presença da advogada Lucélia Bastos, que respondeu a perguntas enviadas por pasconeiros e pasconeiras de diversas paróquias.

Entre os destaques, a advogada explicou o que é a LGPD, como ela regula o uso de dados pessoais, incluindo imagens e informações sensíveis, os cuidados nas transmissões ao vivo e registros fotográficos de celebrações, respeitando o consentimento dos fiéis. Além disso, a advogada também enfatizou a importância de avisos claros e termos de consentimento por escrito para o uso de imagens, especialmente em eventos paroquiais, além de boas práticas para equilibrar a evangelização com a proteção da privacidade, como focar o registro no altar e evitar imagens desnecessárias da assembleia.

Durante a transmissão ao vivo, a advogada Lucélia Bastos respondeu a perguntas enviadas por pasconeiros e pasconeiras de diversas paróquias. Foto: Reprodução/Youtube Arquidiocese de Curitiba.

Sobre os termos de consentimento, muitos pasconeiros manifestaram dúvidas sobre o prazo para armazenamento e descarte de dados e imagens conforme a lei. Para responder esta e outras questões,  Lucélia apresentou algumas orientações jurídicas importantes para lidar com casos específicos nas paróquias, incluindo dúvidas sobre o uso de músicas e recolhimento do ECAD.

A formação ofereceu orientações essenciais para que a missão evangelizadora da Pascom seja realizada com responsabilidade e segurança jurídica. Se você não pôde acompanhar ao vivo ou deseja rever os principais pontos, o vídeo da formação está disponível e pode ser assistido abaixo:


___
Por Luiz Fernando Hanysz
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Compartilhe

Outras Notícias

Notícia da Comissão da Dimensão Sócio Transformadora

Arquidiocese

Notícia da Comissão da Dimensão Missionária

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.