>
>
PUCPR lança coletânea “Psicologias em Conexão – Interfaces, saberes e perspectivas”

No último dia 20 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promoveu o lançamento da coletânea de artigos

PUCPR lança coletânea “Psicologias em Conexão – Interfaces, saberes e perspectivas”

No último dia 20 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promoveu o lançamento da coletânea de artigos Psicologias em conexão – interfaces, saberes e perspectivas, uma produção coletiva que reúne reflexões interdisciplinares no campo da Psicologia. A obra foi organizada pela Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto e publicada pela Editora Livros Legais.

Na imagem, da esquerda para direita: o Prof. Dr. Marco Antonio Paludo, Decano da Escola Politécnica da PUCPR; a Profa. Dra. Kelly Rafaela Otemaier, Coordenadora do Curso de Graduação em Sistemas de Informação e do Curso de Arquitetura de Software, Big Data e Cybersecurity da Pós-Graduação da PUCPR Digital, a Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto e o Prof. Dr. Cesar Candiotto, Decano da Escola de Humanidades da PUCPR. Foto: Bebel Ritzmann

 

O evento contou com a presença de docentes, pesquisadores e estudantes, além dos autores e autoras que contribuíram com os capítulos da coletânea. A publicação propõe uma leitura plural da Psicologia, destacando sua relação com outras áreas do conhecimento e seu compromisso com a realidade social, a escuta sensível e a práxis transformadora.

O prólogo da obra é assinado por Dom José Antonio Peruzzo, Grão-Chanceler da PUCPR e Arcebispo Metropolitano de Curitiba, que, em seu texto, ressalta a importância do diálogo entre ciência, espiritualidade e compromisso ético, pilares fundamentais da missão universitária da PUCPR.

A professora Ana Beatriz, que coordena projetos de ensino e pesquisa nas áreas da Psicologia, Teologia e Comunicação, enfatizou a importância do trabalho colaborativo e da construção de uma psicologia que dialogue com diferentes saberes: “Essa coletânea nasce do desejo de conectar experiências, trajetórias e investigações que fazem da Psicologia um campo fértil de encontros e de produção de sentido”, destacou durante o lançamento.

A coletânea contempla temas como saúde mental, pastoral, espiritualidade, práticas clínicas, processos educativos, vulnerabilidades sociais e os desafios éticos e culturais da contemporaneidade, com sexualidade, envelhecimento, suicídio, luto, dentre outros. Os capítulos apresentam abordagens teóricas e relatos de experiências que contribuem para o aprofundamento da formação acadêmica e profissional.

O lançamento do livro foi patrocinado pelas empresas curitibanas Neodent e Radiocaos, que desejaram dar apoio a esta iniciativa educacional e já está disponível para aquisição no site da Editora Livros Legais, ampliando o acesso à produção científica de docentes e pesquisadores vinculados à PUCPR e a outras instituições parceiras.

Serviço: www.livroslegais.com.br
Fotos: Bebel Ritzmann

__
Por
Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Noticias do vicariato da educação

31 de maio de 2026

Uncategorized

29 de maio de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.