Coleta deste domingo contribuirá com obras sociais

No Domingo de Ramos, a Igreja Católica no Brasil realiza a Coleta da Solidariedade para apoio a projetos sociais

pe-giocondo

Desde 6 de março deste ano a Igreja Católica no Brasil vive a Campanha da Fraternidade 2019, que este ano busca gerar debate e ações concretas sobre o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. Uma data importante para a ação concreta da Campanha é o Domingo de Ramos, que será no próximo domingo, dia 14 de abril.

Neste dia, acontece a Coleta da Solidariedade: os fiéis nas paróquias e comunidades do Brasil contribuem com recursos no ofertório das celebrações e esses recursos apoiam projetos sociais. Do valor arrecadado, parte vai para o Fundo Nacional e parte alimenta o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).

Em Curitiba, todos os anos a Arquidiocese lança um edital para apoiar projetos sociais por meio do FDS. Um dos critérios para o apoio é que o projeto esteja em sintonia com a Campanha da Fraternidade daquele ano. O edital do FDS está aberto para receber projetos, até o prazo de 3 de maio. Ao longo dos anos, o FDS tem feito o bem na vida de muitas pessoas e comunidades de Curitiba e região metropolitana. Somente em 2018, o FDS da Arquidiocese de Curitiba destinou aproximadamente R$ 185 mil para apoiar 25 projetos que foram executados ao longo do ano.

As doações nas celebrações do Domingo de Ramos podem fazer a diferença. Toda a comunidade é chamada a contribuir.

Exemplos de projetos apoiados em 2018:

Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo – Projeto: Fraternidade Traz Amor, Violência Não Traz Flor

O Centro atende diretamente 120 crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 2018, a instituição recebeu o aporte de aproximadamente R$ 9 mil para um projeto que proporcionou alimentação diária e saudável para as crianças. “Nosso projeto tem relação direta com o combate à violência. O recurso do FDS foi fundamental, pois estávamos em um ano com poucos recursos financeiros”, comentou Girlânia dos Santos, assistente social do Centro, comentando que muitas vezes a refeição oferecida por eles é a única refeiçao saudável que as crianças têm no dia.

Associação de Amigos do HC – Projeto Dedica

O DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, é um projeto da Associação de Amigos do HC que atua no atendimento e defesa dos direitos das crianças e adolescentes vítimas de violências graves ou gravíssimas, oferecendo acompanhamento psicológico, psiquiátrico e pediátrico gratuito. “Pela primeira vez fomos contemplados com o recurso do FDS, doação essencial para podermos oferecer um atendimento tão importante às crianças no ano de 2018”, comentou a Analista de Projetos da Associação, Bárbara Moraes. Com o projeto apoiado pelo FDS, foi possível a aquisição de livros e materiais pedagógicos para a qualificação da equipe do DEDICA e também foi complementada a alimentação das crianças atendidas no local.

Associação Fênix – Projeto: Renascer é Viver

A Associação Fênix combate a violência sexual e doméstica e atende crianças, adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/Aids por meio da socialização de informações e oferta de apoio psicossocial a crianças adolescentes e suas famílias. Pelo projeto, foi possível ampliar a assistência às crianças e adolescentes atendidas e às famílias por meio dos grupo psicoterapêutico.

Entenda melhor como a contribuição na Coleta da Solidariedade contribui com projetos sociais: