No próximo domingo, 21, a Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba por meio da Pastoral da AIDS promove uma Vigília pelos mortos de AIDS. Com o tema “Memória e Reconhecimento”, a edição de 2023 tem como missão fazer memória dos que morreram por causa da AIDS e reconhecer o empenho das pessoas que dedicam sua vida a cuidar dos que vivem com HIV e AIDS.
O evento que será realizado na Paróquia Imaculado Coração de Maria tem início às 17h, com roda de conversa seguida da Santa Missa.
A Vigília
A Vigília pelos mortos de Aids é um movimento internacional, o ‘O International AIDS Candlelight Memorial’, que iniciou em maio de 1983. Um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram por causa do HIV, organizou, em Nova Iorque, a Primeira Vigília pelos mortos da Aids e, desde então, houve milhares de eventos organizados em todo o mundo por organizações comunitárias, desde manifestações públicas, a cerimônias animadoras em locais de culto e locais de trabalho. Tais eventos ajudaram a aumentar a conscientização sobre o HIV e, mais importante, ajudaram a quebrar o estigma em nossas comunidades. Acontece anualmente no terceiro domingo do mês de Maio e serve como uma campanha de mobilização comunitária para aumentar a consciência social sobre o HIV e a Aids.
Serviço:
Vigília pelos mortos de AIDS
Data: 21 de maio de 2023
Horário: 17h
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria (Av. Pres. Getulio Varfas, 1193 – Rebouças, Curitiba)
_
Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba