De primeiro de Março à nove de Abril de 2017 será o tempo forte da CF, que durará o ano todo. Para tanto, as Paróquias da Arquidiocese de Curitiba já estão se preparando.
Assessorados pelo mestre, poeta, escritor, professor e teólogo João Santiago, da Arquidiocese de Curitiba, neste sábado (18), lideranças e agentes de pastorais das 15 comunidades da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, Setor Colombo, participaram em dois turnos, manhã e tarde, da formação da CF 2017 que tem como tema: FRATERNIDADE: Biomas brasileiros e defesa da vida. E como lema: Cultivar e guardar a vida (Gn 2,15).
Durante as apresentações com slides e as explicações do assessor, os participantes tomaram conhecimento das características dos seis principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Pantanal, Cerrado e os Pampas, bem como a importância do respeito e da preservação de cada um deles para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
O bioma onde a Arquidiocese de Curitiba está inserida é o da Mata Atlântica que abrange uma área de 471.204 km e é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. No Brasil, resta menos de 5% de sua cobertura original e a maior parte dos fragmentos que restam são muito diminutos e são compostos por floresta secundária regeneradas após desmatamentos.
“O grande problema que enfrentamos hoje é o desequilíbrio causado, pela falta de respeito ao meio ambiente”, disse Santiago ao recordar os temas de Campanhas anteriores que versaram sobre a vida e o meio ambiente, e ilustrou com uma historinha lúdica.
Inversão de valores
“Um cidadão me perguntou se eu sabia quem morava na beira do rio. Respondi que era o sapo. Ele complementou: “O sapo se alimentava dos mosquitos. Eliminamos os sapos… Hoje quem mora na beira dos rios sãos os seres humanos. Estes, devorados pelos mosquitos, que além de picarem infectam os seres humanos com vírus da chikungunya, dengue, malária e outras doenças ”.
Texto e imagens Diácono Osmar Vieira
Paróquia Santa Teresinha de Lisieux.
SUA PARÓQUIA OU GRUPO TAMBÉM ESTÁ ORGANIZANDO FORMAÇÃO OU PLANEJANDO AÇÕES PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017? Então vamos comunicar a toda a Arquidiocese! Encaminhe por email informações para comunicacao@arquidiocesecwb.org.br