Monsenhor Estanislau Polakowski celebra 90 anos de idade

No último domingo, 15 de outubro de 2023, celebrou 90 anos de Vida o Monsenhor Estanislau Polakowski. De descendência polonesa, filho do alfaiate José Polakowski e da dona de casa Helena Falarz, nasceu aos 15 de outubro de 1933 na Colônia Murici, em São José dos Pinhais.
Cresceu em um lar cristão e como coroinha na Matriz de São José (hoje catedral) sentiu o chamado ao sacerdócio, ingressando aos 13 anos no Seminario São José de Curitiba.
Teve uma irmã religiosa, Irmã Eugênia Polakowski, das Irmãs de São José de Chamberry e ainda 3 tios sacerdotes, que eram irmãos entre si: Padre José Falarz, que morreu na epidemia de tifo aos 34 anos com odor de santidade quando atuava na Catedral de Curitiba; Monsenhor Boleslau Falarz, que foi vigário geral da Arquidiocese e Monsenhor Henrique Oswaldo Falarz que foi louvável pároco da Legendária Lapa por mais de 40 anos.

 

A Filosofia estudou no Seminário Central da Imaculada Conceição, no Ipiranga, em São Paulo. A teologia e o mestrado fez em Roma, vivendo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro e cursando a Pontifícia Universidade Gregoriana.
Foi ordenado Presbítero em Roma aos 3 de julho de 1960. De volta ao Brasil foi nomeado vigário da Catedral e logo em seguida formador prefeito dos menores no Seminario Menor São José em Orleans. Entre 1967 e 1973 cuidou da Pastoral Vocacional e Pontifícia Obra das Vocações Arquidiocesana e Regional. Entre 1974 e 1985 foi pároco de São Nicolau e Santa Luzia no Barigui. Entre 1986 e 2016 foi pároco de N.Sra de Fátima no Tarumã, onde reside como vigário paroquial.

Distingue-se por sua vasta cultura, seu silêncio e profunda eespiritualidade. Foi formador de inúmeros sacerdotes e bispos, dentre os quais o Cardeal de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer e ainda professor de gerações, destacando-se o arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo.

Houve Missa Solene as 10horas da manhã, no Santuário de Fátima, concelebrada pelo pároco Padre Jonacir Francisco Alessi, pelo primo do aniversariante Padre Aurélio Falarz e pelo Padre Fabiano Dias Pinto, Vocacionado da comunidade do Tarumã, que foi o pregador. Destacou-se a presença maciça de familiares, parentes amigos e sobretudo de lideranças da Paróquia. Estas, promoveram um almoço no salão paroquial para o qual acorreram sacerdotes amigos e o ex aluno Dom José Antônio Peruzzo.

A Igreja Católica em Curitiba agradece imensamente e louva a Deus pelos 90 anos de vida deste grande vulto de seu presbitério, suplicando aos céus muita força e saúde e dizendo como os poloneses “Stolát” (= que chegue ao cem).
Louvado seja Deus pelo Dom da Vida!

Confira no link abaixo, a homilia proferida pelo reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos, Padre Fabiano Dias Pinto, que foi coroinha incentivado à vocação sacerdotal pelo Monsenhor Estanislau.

Clique aqui 

 

__

Por

Padre Fabiano Dias Pinto | Arquidiocese de Curitiba