Existe um fenômeno engraçado na internet, alimentado principalmente pelas redes sociais, que são as brigas online para defender seus pontos de vista. Não somente em questão política, mas a internet vive em constante guerra com coisas aleatórias: time de futebol, Nescau ou Toddy, biscoito ou bolacha, etc. Hoje existe uma briga muito interessante entre gerações: a geração Z (os jovens em torno de 18 a 20 anos, nascidos após os anos 2000); e a geração chamada millenial (os nascidos nos anos 90, que passaram pela mudança de milênio), que é a primeira geração que cresceu com internet em casa.
Dessa geração da internet, nós católicos somos convidados a conhecer um jovem que se tornou exemplo de fé, de santidade e de amor ao Nosso Senhor: Carlo Acutis. Nascido no dia 3 de maio de 1991 e falecido aos 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos de idade, vitima de uma leucemia, ele é conhecido como o padroeiro da internet. Como qualquer jovem millenial, Carlo era apaixonado por computador e vídeo game, mas mais apaixonado ainda era por nossa fé. Desde criança frequentando a igreja, esse jovem nunca faltou à comunhão diária e a recitação do Rosário.
E se pudesse juntar as suas duas paixões? Foi isso que Carlo Acutis fez. Criou um site todo dedicado aos Milagres Eucarísticos e fez uma exposição que hoje roda o mundo, levando cada vez mais católicos se apaixonarem pela Sagrada Eucaristia. Mesmo jovem, convivendo com outros jovens no colégio, Carlo dizia que Nossa Senhora era a única mulher de sua vida e por isso não deixava de encontrar e oferecer o santo Rosário a ela todos os dias. Era o seu sustento e suporte na fé. E ainda mais: encontrando diariamente Jesus na Eucaristia e o carinho de Nossa Senhora no Rosário, Carlo Acutis, mesmo tão jovem, não poupava esforços para ajudar os mais necessitados, principalmente alimentando as pessoas em situação de rua, lutando pelos direitos de pessoas com deficiências e defendendo os colegas que sofriam bullying no colégio.
Desde quando Carlo Acutis foi acometido pela leucemia, ofereceu seu sofrimento para a santificação da Igreja. Ao ser questionado pelos médicos se estava sofrendo por causa da doença, nosso jovem afirmava que existiam pessoas que sofriam muito mais que ele. No dia 12 de outubro de 2006, Carlo não resiste à doença e acaba falecendo, na certeza que chegaria ao céu, aos braços daquele que tanto amou.
Já com fama de santidade, em 2010, diante da relíquia de Carlo Acutis, um menino da paróquia São Sebastião, em Campo Grande, MS, é curado de uma doença ao rezar pedindo a intercessão de nosso jovem santo. Segundo o padre da paróquia, “a criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”.
Graças a esse milagre, o papa Francisco autorizou a beatificação do jovem Carlo, padroeiro da internet e “influencer de Deus”, que aconteceu no dia 10 de outubro de 2020. Grande foi a surpresa ao descobrir o corpo completo, quase incorrupto do jovem, que hoje permanece em exposição em Assis, na Itália. Esse jovem com toda certeza é hoje um exemplo de vida e santidade para todos nós cristãos do século 21. Literalmente um “santo de calça jeans”, com um tênis de marca. A sua história tem muito a nos ensinar sobre o amor a Jesus, à Nossa Senhora e à nossa Igreja.
Hoje, meu convite e recomendação é o documentário que estreia essa semana sobre a vida desse jovem beato de nossa igreja. O Céu Não Pode Esperar: Carlo Acutis, o influencer de Deus mostra com muita emoção o testemunho de Antonia Salzano, mãe de Carlo e outros tantos testemunhos de jovens e adultos que foram tocados por essa história tão linda e atual. Esse documentário é um verdadeiro presente para nós e tenho certeza que tocará muitos corações e emocionará muita gente. Somente essa semana nos cinemas, não perca a oportunidade de mergulhar nessa história tão linda de tantas curas e tanta alegria que esse nosso pequeno amigo lá no céu pode nos oferecer.
O Céu não pode esperar: Carlo Acutis, o influencer de Deus
José María Zavala, 2023
Documentário – 1h18
Disponível nos cinemas
Confira aqui o trailer oficial
__
Texto escrito pelo padre Tiago Felipe Polonha da Arquidiocese de Curitiba