Youtube ganha série de vídeos sobre as XVIII Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora

Com o objetivo de contextualizar os três pilares das XVIII Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora, finalizada em março, o canal do Youtube da Arquidiocese de Curitiba irá disponibilizar uma série de vídeos que abordam de maneira didática os principais aspectos do documento. O objetivo desta vasta pesquisa foi de avaliar a ação evangelizadora da arquidiocese, iluminar a prática pastoral e definir diretrizes gerais. O convidado foi o professor Diogo Pessoto, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e fiel leigo da Diocese de São José dos Pinhais. Diogo também é docente da PUC/PR e mantém a Escola Koinonia, espaço formativo e vivencial para lideranças eclesiais.

A série, dividida em cinco vídeos, terá os episódios publicados às sextas-feiras, às 19 horas, no canal do Youtube da Arquidiocese de Curitiba. O primeiro episódio, lançado nesta sexta (29), recorda o caminho que levou à publicação das Diretrizes, trazendo uma cronologia organizada em quatro momentos: Preparação, escuta, definição de diretrizes, planejamento e execução.

A série, dividida em cinco vídeos, terá os episódios publicados às sextas feiras, às 19 horas, no canal do Youtube. O convidado foi o professor Diogo Pessoto, doutor em Teologia e docente da PUC/PR. | Foto: Luiz Fernando Hanysz

Desde o início do ano de 2024, a Arquidiocese de Curitiba busca alinhar sua atuação dentro das XVIII Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora. Dentre todo este trabalho, chegou-se em três eixos temáticos: missionariedade (vídeo 2), iniciação à vida cristã (vídeo 3) e igreja sinodal (vídeo 4). Um quinto vídeo ainda foi produzido, com o objetivo de trazer ao público uma ampla perspectiva eclesial, à luz da caminhada da Igreja no Brasil e, sobretudo, na Arquidiocese de Curitiba.

Para o professor Diogo Pessoto, a série de vídeos irá facilitar na aplicação das Diretrizes, levanto em conta a realidade das comunidades. “De alguma maneira nós queremos com este vídeo – e os demais desta série – fazer chegar ao público de um modo significativo, que estas diretrizes sejam de fato passíveis de aplicação mas, antes de tudo, de recepção de interpretação por parte das nossas comunidades, das pastorais, movimentos e demais organismos que compõem a nossa Arquidiocese”, afirmou.

A edição digital das XVIII Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora está disponível no site da Arquidiocese. Clique aqui para ter acesso ao arquivo.

__

Por Luiz Fernando Hanysz
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba