Por Bruna Komarchesqui, postulante da Aliança da Comunidade Shalom em Curitiba – texto publicado na Revista Voz da Igreja – Junho/2016
Uma Igreja em saída, que vai ao encontro do homem deste tempo, cura-lhe as feridas e o traz de volta para os braços do Bom Pastor. É Jubileu Extraordinário da Misericórdia! É tempo privilegiado de encarnar a cultura do encontro, de que tanto nos fala o Papa Francisco. Diante desta urgência evangelizadora, ressoa o desafio: como levar o jovem de hoje, tão marcado pelo pecado, a se interessar pela alegria do Evangelho e, assim, ter uma experiência profunda com a pessoa de Jesus?
Como nos lembra o próprio Santo Padre, “ninguém melhor do que um jovem para evangelizar outro jovem”. Foi assim que, em 1982, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, começou a evangelizar os jovens de Fortaleza-CE, por meio de uma lanchonete. “Se eu convido um jovem para ir à missa, ele não vai, mas se o chamo para tomar um lanche, é mais fácil que ele aceite o convite. Aí está a oportunidade para falar de Deus!”
Quase 35 anos depois, a santa inquietação do coração do Moysés continua atual. E quais são as lanchonetes de hoje? Que convite irrecusável, em pleno 2016, seria capaz de tirar um jovem curitibano de suas periferias existenciais e levá-lo a uma vida nova, ressuscitada com Cristo?
Falar da evangelização dos jovens é falar do próprio Carisma Shalom, presente há 16 anos na Arquidiocese de Curitiba. Ser jovem com os jovens, falando sua língua. Eis a missão do Projeto Juventude para Jesus (PJJ), que já levou centenas de jovens da capital paranaense a uma experiência autêntica com o Ressuscitado, por meio do Acampamento de Jovens Shalom (o Acamp’s), das vigílias mensais, noites temáticas e Seminários de Vida para Universitários (o Tudo Que Eu Sempre Quis).
Em uma cidade efervescente culturalmente como Curitiba, por que não promover uma festa das cores, com batalhas de rap e skate, em praça pública, e, ali, encontrar a oportunidade para anunciar o amor de Deus, a salvação de Cristo e a força do Espírito Santo? Essa é a ideia do Virada Radical Street Party, um Seminário de Vida Express, que será realizado pelo PJJ, no dia 25 de junho, com apoio da Arquidiocese. Conhece um jovem que precisa de uma virada de 180 graus na vida? Aí está a oportunidade!
Acompanhe as informações sobre as atrações e o local do evento em nossa página facebook.com/Juventude-Shalom-Curitiba