Correio Solidário movimenta doações na PUCPR em prol das vítimas no RS

Estudantes da PUCPR criam projeto para enviar cartas de apoio às vítimas das enchentes no RS

Estudantes e professoras da PUCPR criam projeto para enviar cartas de apoio às vítimas das enchentes no RS (Imagem: Divulgação).

 

Estudantes voluntários do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sob a coordenação da Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto e supervisão da Prof. Ms. Patrícia Guillon estão movimentando a universidade em prol do criativo projeto “Correio Solidário”.

Trata-se de uma iniciativa que surgiu como resposta à recente catástrofe que afetou o Rio Grande do Sul, visando enviar não apenas donativos (como mantimentos, roupas e água) à população atingida, mas também cartas de apoio contendo mensagens de encorajamento, altruísmo, empatia e solidariedade a quem foi impactado com as enchentes, especialmente crianças e seus familiares.

A ação tem dobrado o recebimento de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul na PUCPR e recebido diversas manifestações de elogio e de apoio tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral.

Os estudantes voluntários têm se dedicado ativamente na arrecadação de donativos e incentivando a redação de cartas contendo mensagens de incentivo, poesias, desenhos e afeto. Assim, buscam transmitir não apenas palavras de conforto, mas também esperança e força para aqueles que tem enfrentado momentos tão desafiadores.

Trabalho voluntário e triagem
Para receber as cartas e orientar os interessados em doar uma palavra de incentivo, dez estudantes do 7° Período do Curso de Psicologia da PUCPR se ofereceram como voluntárias para colaborar na arrecadação de doações e instruir os interessados em escrever uma carta, no Bloco Azul da PUCPR. São elas: Allicia Novack Dal Lin, Anna Luísa Macedo Rodrigues, Beatrice Schmitt e Sousa, Beatriz Cordeiro do Nascimento, Giovana Tortato, Júlia Corrêa Silva, Juliana Tempski Alves Pinto, Louise Muniz Lorenzen, Maria Eduarda Saramago Gonçalves de Proença e Vitoria Ferraz Manente.

Antes de fixar as cartas às doações que estão sendo entregues e enviá-las ao Rio Grande do Sul, o grupo realizará uma triagem dessas correspondências. A ação será conduzida sob a supervisão da Prof. Ms. Patricia Guillon Ribeiro, titular da disciplina de Psicologia das Emergências, do Curso de Psicologia da PUCPR.

Tal atividade tem como objetivo verificar se os conteúdos das cartas são adequados às pessoas que estão passando por este momento de provação e fornecer além de auxílio material, a promoção de apoio emocional positivo. A triagem das cartas e a organização dos donativos serão realizadas de forma cuidadosa e transparente, garantindo que cada mensagem e cada item doado chegue às mãos de quem mais precisa.

Iniciativa de auxílio humanitário e emocional
Podem participar da ação estudantes, funcionários, professores e qualquer pessoa da comunidade que visite o Bloco Azul da PUCPR e deseje transmitir uma mensagem de solidariedade e de apoio à população das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A professora Ana Beatriz destaca a importância do aspecto emocional nesse tipo de auxílio humanitário: “Nossa intenção vai além do material. Queremos mostrar que, neste momento tão difícil, o povo gaúcho não está sozinho! Em nossa comunidade universitária há pessoas dispostas a oferecer apoio e compreensão”, explica a docente, que atua na disciplina de Teologia e Sociedade, do Eixo Humanístico e do Departamento de Teologia da PUCPR – e contou com o apoio da Escola de Humanidades, da Escola Politécnica e da Escola de Medicina e Ciências da Vida para a efetivação da iniciativa.

Estima-se que o “Correio Solidário” ocorra até o final do mês de maio e conte com a colaboração e solidariedade da comunidade acadêmica da PUCPR. Esta ação demonstra positivamente como o espaço universitário pode contribuir efetivamente com a construção de uma sociedade mais fraterna e fundamentada nos princípios de acolhimento e empatia trabalhados tanto na disciplina de Teologia e Sociedade quanto no campo de atuação e prática da Psicologia das Emergências.

Serviço
Correio Solidário – Bloco 2 (Azul) da PUCPR
Stand ao lado da Praça de Alimentação
R. Imac. Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR