Vocação adulta? Conheça o IDE!

IDE é a sigla de Instituto Discípulos de Emaús. Trata-se de um modelo formativo desenvolvido para homens adultos que se sentem vocacionados ao ministério diaconal (diaconado permanente) ou ao presbiterado (ser padre) na Igreja Católica.

Quando alguém é considerado “vocação adulta”?”
Quem se percebe chamado ao diaconado permanente em geral já é adulto, ou seja, a partir dos 30 anos de idade. Ele é casado ou viúvo e pode prover seu próprio sustento. Em alguns casos são solteiros. Para interessados ao presbiterado considera-se “adulto” o homem solteiro ou viúvo entre os 28 e 48 anos de idade (com possíveis exceções um pouco para cima). A pessoa deve ter emprego fixo ou ser autônomo. Deve se sustentar e ter vida eclesial.

É como um seminário só para adultos?
Não. Por “seminário” se entende a casa da formação para adolescentes e jovens que ali residem em tempo integral, recebendo formação nas áreas espiritual, humana, pastoral, e realizando os estudos de Filosofia e Teologia.

Então em que o IDE é diferente?
Aqueles que integram o IDE não moram dentro de um seminário, e sim, em suas residências próprias. Além disso, trabalham normalmente. Todos os vocacionados participam de aproximadamente 20 finais de semana no IDE (por ano), em Curitiba, seguindo o programa formativo integral em grupo. Além disso, devem estudar Filosofia e Teologia (vocacionados ao presbiterado) ou somente Teologia (vocacionados ao diaconado) pelo sistema EAD (Ensino a Distância) em uma das instituições conveniadas ao IDE. Aqueles que têm por objetivo ser diáconos permanentes terão uma formação de quatro anos, depois poderão ser ordenados. Aqueles que pretendem ser presbíteros, após quatro anos de formação, deixarão suas residências e suas atividades profissionais a fim de morar por dois anos em uma paróquia, onde realizarão um estágio pastoral. Mesmo nesta etapa formativa, continuarão a participar dos encontros formativos no IDE. Assim, só depois de seis anos poderão ser ordenados.

E quem já estudou Filosofia e/ou Teologia?
É bom que venham candidatos com essa formação acadêmica. Mas, visto que o IDE tem uma proposta de formação integral, o formando, de qualquer maneira, terá que participar do programa formativo no Instituto. A duração total do processo formativo será avaliada, neste caso, conforme cada situação.

Quem é o responsável pelo IDE?
Trata-se de uma Instituição Eclesiástica oficial da Arquidiocese de Curitiba, Paraná. Portanto, o Arcebispo de Curitiba é o responsável pelo IDE. Ele confia a Direção diária a uma equipe de profissionais em várias áreas, coordenada por um Reitor, o qual responde diretamente ao Arcebispo.

E quem não pertence à Arquidiocese de Curitiba?
O IDE está aberto para trabalhar em parceria com as congregações religiosas e dioceses geograficamente próximas a Curitiba. Porém, o primeiro passo daquele que se sente chamado ao ministério ordenado é buscar a pastoral vocacional de sua própria diocese, pois só poderão ser admitidos candidatos enviados pelo bispo diocesano ou por um superior religioso. Casos excepcionais, como vocacionados ao presbiterado que em razão da idade não encontraram um espaço no seminário, poderão ser avaliados pelo assessor vocacional do IDE.

Entre em contato
Encaminhe um e-mail para [email protected]

Nesse primeiro contato você deverá encaminhar:
– Nome completo
– Idade
– Interesse pelo diaconado ou presbiterado?
– Estado de vida
– Brevíssimo histórico
– Contato telefônico

ide